Alunos são socorridos, vítimas de vazamento de gás

Corpo de Bombeiros está no local para atender os alunos

Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu estão no local para atender os estudantes

09/08/2022 às 13h15

Alunos do Colégio Tiradentes, no Bairro Prado, Região Oeste de Belo Horizonte, precisaram ser socorridos na manhã desta terça-feira (09/08) devido a um vazamento de gás lacrimogêneo.

Cerca de 30 crianças de idade entre 14 e 17 anos estão sendo atendidas pelas equipes de resgates do Corpo de Bombeiros e do Samu. 

Guarnições da Polícia Militar também estão no local. Ainda não se sabe como o vazamento aconteceu. Os militares que prestaram atendimento às vítimas suspeitam que o gás estava sendo utilizado por soldados em treinamento na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar, que fica próximo ao colégio.

Guarnições da Polícia Militar também estão no local. Ainda não se sabe como o vazamento aconteceu. Os militares que prestaram atendimento às vítimas suspeitam que o gás estava sendo utilizado por soldados em treinamento na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar, que fica próximo ao colégio.

A mãe Luciana Abade foi para a porta do colégio logo depois de ter recebido a notícia pelo grupo de WhatsApp dos pais. Ela estava trabalhando de casa e foi para a porta da escola a pé.

  "Não me assustei no primeiro momento, porque esse tipo de situação é comum devido aos treinamentos dos policiais. Mas tentei ligar para o meu filho e ele não atendeu o telefone, então vim para a porta saber mais".

O filho de Luciana, José Guilherme, estava dentro da sala quando o gás vazou. Ele ajudou a socorrer os colegas que foram atingidos.

“No meu primeiro ano aqui, em 2017, teve um caso igual, mas em menor escala. Dessa vez, carreguei duas amigas minhas que desmaiaram por conta do gás”. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, além da dificuldade respiratória, algumas crianças tiveram crises de ansiedade na hora do atendimento.

Apesar do susto, situação já foi controlada e todas as vítimas foram atendidas. 

Os adolescentes foram encaminhadas para UPA Oeste e para o Hospital da Polícia Militar. 

O que é

Gás lacrimogêneo é um composto químico que causa a irritação dos olhos, seguido de lacrimação. É considerado uma arma não letal e é usado, principalmente, na dispersão de manifestações.

Mesmo assim, o gás pode causar sérios problemas nas regiões dos olhos, nariz, vias respiratórias, pele, boca e outros. Em ambientes fechados, pode, sim, causar a morte devido a altíssima concentração que os compostos químicos podem atingir. 

No fim de semana

Um soldado, de 26 anos, ficou ferido após uma granada explodir na mão dele nesse domingo (7/8), na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar, no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte.

Segundo a corporação, o soldado sofreu uma lesão na mão, foi encaminhado para o hospital e passou por cirurgia.

Conforme o comunicado emitido pela corporação, o acidente ocorreu durante uma instrução de manejo de granada, na manhã desse domingo.

Fonte: Estado de Minas


Voltar

Confira também: