Simpósio debate as emergências em saúde pública e desastres em Mariana


08/11/2017 às 11h35

Um encontro para debater as emergências em saúde pública e desastres; uma oportunidade para reunir profissionais e especialistas para discutir e avaliar intervenções na área. Tudo isso com contribuição popular no processo de construção de políticas públicas. Foi assim o 1° Simpósio Mineiro de Emergências e Desastres, que ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA – Campus da UFOP.

Com o tema “Construindo o cuidado na Saúde”, a solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Mariana, Duarte Júnior. “Tenho certeza que boas ideias serão construídas a partir deste encontro. Nossa equipe está empenhada em garantir todo suporte possível, principalmente depois de tudo que se acometeu em nosso município”, afirmou.

Para o Coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Sérgio Rossi, o evento chega em boa hora. “A luta dos atingidos é uma luta de todos nós. Este Simpósio vai enriquecer nosso aprendizado e contribuir na organização de nossos serviços. Estamos aqui para ouvir pesquisadores e população”, disse. “Necessário esse momento para nós, pois foi uma ocasião importante de discussão em prol de um bem comum. Precisamos sempre debater as emergências em saúde pública”, pontuou o ex-morador de Bento Rodrigues, José do Nascimento Jesus, mais conhecido como Zezinho do Bento.

O evento faz parte de uma série de articulações construídas como resposta ao rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Participaram também o representante dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, José do Nascimento Jesus; o vereador Juliano Duarte; o subsecretário de vigilância e proteção à saúde da Secretaria de Estado de saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said e o representante do Ministério da Saúde, Jorge Luiz Sayde de Azevedo.

Fotos: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana.

 


Voltar

Confira também: