Ministério Público investiga disparo de sirenes em barragem de Itabirito


15/07/2022 às 12h09

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai apurar o acionamento de sirenes de alerta de emergência de sirenes de uma barragem de rejeitos em Itabirito, na região Central de Minas Gerais. Os dispositivos de alerta estão situados no empreendimento da mineradora Jaguar Mining Inc.

Um Inquérito Civil foi instaurado com o objetivo  de apurar as ocorrências e repercussões do acionamento de sirenes de alerta. De acordo com o MPMG, os dispositivos foram acionados no dia 10 deste mês. Até o momento, não há informações sobre rompimento ou sobre outro sinistro envolvendo a estrutura.

Nessa quinta-feira (14), uma equipe do MPMG foi ao local com a finalidade de verificar as condições para implementar o Plano de Ação de Emergência da barragem de rejeitos. Com a vistoria, o grupo irá elaborar relatório indicar providências. "Foram requisitados dados e informações ao empreendedor acerca das condições da barragem, e, também, sobre o sistema automatizado de alerta", afirmou em nota. As ações também irão considerar relatórios da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

 


Voltar

Confira também: