Primeiro caso de Varíola dos Macacos é confirmado em Mariana TERRITÓRIO NOTÍCIAS


14/07/2022 às 17h14

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no dia 14 de julho de 2022, recebeu da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), o resultado positivo do primeiro caso de monkeypox (Varíola dos Macacos) no município de Mariana. A doença é considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. 

 

TRANSMISSÃO

A varíola causada pelo vírus monkeypox é uma doença transmissível que requer cuidados e ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

SINTOMAS

Os sintomas se assemelham a uma gripe, como febre, dor de cabeça e dor no corpo, calafrios, exaustão, ínguas (linfoadenopatia) que podem durar em média três dias. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que evoluem para crostas, estágio final quando caem.

PREVENÇÃO

Para evitar a proliferação do vírus, importantes medidas de prevenção devem ser seguidas, como: uso contínuo de máscaras, evitar contato com indivíduos suspeitos, materiais contaminados (como roupas, toalhas, lençóis). Em casos suspeitos procure atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Em Minas Gerais, até o dia 10 de julho foram confirmados 18 casos pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo 15 em Belo Horizonte, 02 em Sete Lagoas e 01 em Governador Valadares. A prevenção e o controle dependem da conscientização das comunidades! CLIQUE AQUI e confira a Nota Técnica na íntegra.

--

Voltar

Confira também: