Uma operação da Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira (7) parte de um esquema de envio ilegal de menores de idade para os Estados Unidos, passando pela fronteira do México. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em São João do Oriente, na região do Vale do Rio Doce.
As investigações apontaram para um suspeito que teria financiado a ida de quatro pessoas maiores de idade e de quatro menores para a América do Norte. De acordo com a PF, para continuarem em território estadunidense, uma tia do suspeito e o marido se passaram por pais de uma das crianças.
Caso sejam indiciados e condenados, os suspeitos podem responder por quatro crimes. Entre eles está a migração ilegal e o envio de crianças para o exterior mediante fraude ou com objetivo de obter lucro. Os envolvidos podem cumprir penas de 7 a 14 anos.
Esquema
A prática usada pelos suspeitos, conhecida como “cai-cai montado”, consiste em falsificar os documentos de uma pessoa para comprovar parentesco. Na técnica, os migrantes forjam ser parentes de crianças, e assim que chegam aos Estados Unidos, as pessoas se entregam à polícia. E já que um menor de idade não pode permanecer no país, sem um responsável legal. Os adultos acabam respondendo ao processo em liberdade.
Fonte: Hopje em Dia