Samarco recebe presidente do Conselho Internacional de Mineração

No canto esquerdo da foto, o diretor de Planejamento e Operações Sérgio Mileipe, ao lado do presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan, o presidente da Samarco Rodrigo Vilela, a diretora de comunicação do ICMM, Kristen Dodd, o gerente-geral de Sustentabilidade Daniel Medeiros, o diretor de Projetos e Sustentabilidade Reuber Koury e o gerente-geral de Operações de Germano João Calmon.

Empresa apresentou suas instalações em Germano e as ações alinhadas aos dez princípios do Conselho

29/06/2022 às 10h17

A Samarco recebeu o presidente do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), Rohitesh Dhawan, nesta terça-feira (28/06), no Complexo de Germano, em Mariana. Durante a visita às instalações da empresa, foram apresentados os sistemas de segurança de barragens e estruturas geotécnicas, o de filtragem e os trabalhos de descaracterização da barragem e cava do Germano, que estão em estágio avançado. O presidente também conheceu o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) e projetos de sustentabilidade.  

“É gratificante ter a oportunidade de receber o presidente do Conselho Internacional em nossas instalações. A atuação do ICMM que tem importância mundial é essencial para o alinhamento do setor mineral a princípios fundamentais para uma mineração mais segura e sustentável. A visita foi importante para abordarmos sobre os aspectos culturais da nossa empresa, a forma como operamos, a nossa gestão de riscos, monitoramento e os pilares da nossa estratégia de sustentabilidade, aderente aos princípios e práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) ”, destacou o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.   

“Estou muito feliz por estar aqui na Samarco e realmente gostei de ter visto o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI). Acredito que é uma instalação de classe mundial que demonstra o futuro de nossa indústria quando falamos em gestão de estruturas geotécnicas e que dá aos nossos stakeholders a confiança de que gerimos nossas estruturas muito bem. Também fiquei impressionado de ver o sistema de empilhamento a seco, que novamente acredito que representa o futuro. Algumas das melhorias tecnológicas que estão acontecendo aqui são marcos de benchmarking para toda a indústria”, destacou o presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan. 

Em busca de fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável, a Samarco está alinhada aos dez princípios propostos pelo Conselho, que também foram uma das referências na construção da declaração de compromisso de sustentabilidade da empresa. São eles: Negócios com Ética, Tomada de Decisões, Direitos Humanos, Gestão de Riscos, Saúde e Segurança, Desempenho Ambiental, Conservação da biodiversidade, Produção Responsável, Desempenho Social e Envolvimento das Partes Interessadas.  

O Conselho também é o responsável pelo Global Industry Standard on Tailings Management (GISTM), padrão global para as empresas que possuem barragens de mineração e que, entre outros aspectos, estabelece requisitos globais de transparência e divulgação. Seu objetivo é facilitar o entendimento das partes interessadas sobre as estruturas de disposição de rejeitos e as práticas de gestão. Elaborado pelo ICMM, o projeto contou com a participação do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).  

“Desde o lançamento do GISTM, a Samarco não tem medido esforços para se adequar a este padrão. O ICMM é quem chancela essas ações, por isso, a visita dos representantes é uma grande oportunidade para apresentar nossos esforços, para fazer uma mineração diferente”, avaliou o diretor de Projetos e Sustentabilidade da Samarco, Reuber Koury, que ressaltou que recentemente a empresa contratou auditoria consultiva para avaliar a aderência aos requisitos. 

Também participaram da visita, a diretora de comunicação do ICMM, Kristen Dodd, o diretor da Samarco Sérgio Mileipe (Planejamento e Operações), além dos gerentes-gerais Daniel Medeiros (Sustentabilidade) e João Calmon (Operações de Germano). 


Voltar

Confira também: