(31) 9 8933-2498

CSN contrata empresa para tentar comprar a Samarco

CSN: siderúrgica tem intenção de comprar a mineradora, dizem fontes (Getty Images/Monty Rakusen)

Mineradora está em recuperação judicial após o rompimento de barragem de resíduos em 2015 em Mariana

21/06/2022 às 21h16

CSN (CSNA3) contratou um assessor para ajudar a preparar um plano para tentar comprar a mineradora Samarco, joint venture da Vale (VALE3) e da BHP que está em recuperação judicial, disseram fontes a par do assunto.

A CSN contratou a boutique de reestruturação RK Partners para ajudá-la a elaborar uma proposta, afirmaram as fontes, pedindo para não serem identificadas porque nenhum anúncio oficial foi feito.

A ideia seria que a CSN fizesse a chamada oferta de “stalking-horse”, ou seja, uma oferta base para que os demais possíveis compradores não possam ofertar valores abaixo disso, disseram as pessoas.

A CSN espera que isso possa ajudar a acabar com as disputas entre os detentores de títulos da dívida e acionistas da Samarco, segundo as pessoas.

CSN não respondeu imediatamente a pedidos de comentários. A RK Partners não quis comentar.

Em mensagem por email, a BHP e a Vale disseram que “a Samarco não está à venda” e reafirmaram seu apoio ao plano de reestruturação protocolado pelos sindicatos de empregados da Samarco em 18 de maio.

A Samarco ficou impossibilitada de pagar suas dívidas após o rompimento de barragem de resíduos em 2015, que matou 19 pessoas e quase destruiu duas vilas em Mariana, Minas Gerais. A empresa interrompeu a produção e demorou até dezembro de 2020 antes de poder reiniciar parcialmente as operações. Ela listou cerca de R$ 50 bilhões em dívidas inadimplentes em seu pedido de recuperação judicial de abril de 2021.

Após anos de negociações malsucedidas, a Samarco apresentou planos de reestruturação de sua dívida que foram rejeitados pelos detentores de títulos.

Na sexta-feira, a empresa entrou com uma petição criticando a proposta de reestruturação da dívida dos detentores de títulos, apresentada em maio. Uma audiência de conciliação está marcada para esta terça-feira.

A contratação da RK Partners pela CSN foi publicada pela primeira vez pelo colunista do jornal O Globo Lauro Jardim.

CSN prepara um plano para ficar com Samarco
Grupo da família Steinbruch tem proposta de entrar na mineradora comprando fatias de açoes de Vale e BHP e créditos de

 


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.
© 2017 - 2022 | Desenvolvido por Masterix Sistemas