Polícia Civil prende suspeito de vender whisky, gin e vodka falsificados


15/06/2022 às 09h01

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 22 anos por vender bebidas falsificadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em uma distribuidora de bebidas no bairro Monte Azul, na capital, e na residência do suspeito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana. Os policiais apreenderam diversas caixas com garrafas de whisky, gin e vodka falsificados.

O chefe do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes, delegado-geral Júlio Wilke, destacou a importância da operação para coibir a venda de bebidas falsificadas. “Trata-se da retirada de bebidas falsificadas da noite de Belo Horizonte, que ostenta o título de ‘capital do bar’, preza a vida noturna, e não pode ser vítima de criminosos que tentam passar todo mundo para trás, inserindo no mercado uma bebida sem procedência, que muitas vezes coloca em risco a vida do consumidor”, afirmou.

As investigações tiveram início após a Polícia Civil receber uma denúncia da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Os anúncios das falsas bebidas eram feitos por meio de redes sociais, com valor 50% abaixo do praticado pelo setor.

“O anúncio principal era via redes sociais, mas ele atendia os consumidores em um estabelecimento comercial que tinha perto da sua residência. São bebidas de alto custo e estavam sendo comercializadas a preços bem abaixo [do valor de mercado], mas colocando toda a população em risco. Ele praticou um crime contra a saúde pública, que tem pena que varia de quatro a oito anos de prisão”, explicou o delegado.

O material apreendido foi levado para a perícia técnica da Polícia Civil, e serão feitas análises para comprovar o teor das embalagens e as substâncias utilizadas. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar os fabricantes e o envolvimento de outras pessoas no esquema.

[foto PCMG]


Voltar

Confira também: