Operação Anatólia: Polícia Civil prende 14 por furto de cobre em área da Vale


09/06/2022 às 18h50

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira em Itabira, a Operação Anatólia, para combater a prática de furto de cobre, principalmente na área da Vale. Até o momento, segundo o delegado regional, Helton Cota Lopes, foram presas 14 pessoas envolvidas no esquema e apreendido cerca de 500kg de cobre, além de motores e baterias. Ao todo, a Polícia Civil pretende cumprir 18 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, em uma operação que conta com a participação de 80 policiais e também um helicóptero.

De acordo com o delegado, somente no ano passado, a atuação desta organização criminosa gerou um prejuízo financeiro para a empresa de aproximadamente R$ 50 milhões. Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, a quadrilha se divide em quatro grupos de operação “com clara divisão de tarefas, que atuam de forma estável e perene: indivíduos que furtam, indivíduos que roubam utilizando armas de fogo, receptadores e empregados das prestadoras de serviço terceirizados pela própria Vale S/A que fornecem informações privilegiadas”.

Anatólia - O nome da operação remete ao local onde, segundo registros históricos, foi encontrado pela primeira vez o bronze e o cobre, objetos da investigação, A Anatólia fica na Ásia, atualmente onde é a Turquia e foi o berço de muitas civilizações no decorrer da história.


Voltar

Confira também: