(31) 9 8933-2498

Vale admite que vai remover apenas 11 famílias no Bela Vista


06/06/2022 às 18h43

A Vale divulgou nota à imprensa nesta segunda-feira (6) na qual admite que apenas que apenas os moradores de 11 imóveis na região do bairro Bela Vista, próximo ao sistema de barragens do Pontal, serão removidos “nesta primeira etapa”, devido às obras para descaracterização.

Leia o texto na íntegra:

“Depois de manter diálogo criterioso sobre as remoções programadas no bairro Bela Vista, em Itabira-MG, a Vale assinou Termo de Compromisso específico com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG). O objetivo do Termo de Compromisso é estabelecer os parâmetros indenizatórios e garantir mais transparência no processo às pessoas envolvidas. Um Termo de Compromisso geral entre a companhia e a Defensoria Pública já havia sido assinado em novembro do ano passado, contendo as premissas gerais para as negociações extrajudiciais individuais.

“Resultados parciais dos estudos técnicos que ainda estão sendo realizados indicaram a necessidade de preparar uma área vizinha ao Sistema Pontal para reduzir os impactos na comunidade durante as obras de descaracterização das estruturas a montante. A realização desses estudos parciais faz parte do plano de descaracterização das estruturas construídas a montante de Itabira.

“Nesta fase, será necessária a construção de via de acesso operacional para o trânsito de máquinas, veículos e equipamentos, além da execução de serviços de sondagens e retificação de estruturas de drenagem. Foram considerados 11 imóveis nessa etapa de remoção, tendo sido estabelecido diálogo permanente com as pessoas diretamente envolvidas no processo.

“A descaracterização faz parte do compromisso da Vale de eliminar todas as suas estruturas construídas pelo método a montante, com foco na segurança das comunidades onde está presente. O Sistema Pontal é monitorado, permanentemente, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e diversos instrumentos e passa por inspeções rotineiras de campo.”

[foto arquivo Diário de Itabira]


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.
© 2017 - 2022 | Desenvolvido por Masterix Sistemas