Presidente da Samarco participa do lançamento de estudo sobre riscos e oportunidades do setor Mineral

Presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, ao lado de um dos outros participantes do evento, líder de Energia e Recursos Naturais da EY na América do Sul, Afonso Sartório. Foto: divulgação Samarco

27/05/2022 às 21h07

O presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, participou nesta quarta-feira (25/05) do lançamento do Estudo sobre Riscos e Oportunidades de Negócios em Mineração e Metais no Brasil, promovido pelo EY, em parceria com o Ibram.  Na oportunidade, foram debatidas questões sobre os avanços e os desafios do setor, sobretudo para fazer uma mineração cada vez mais segura. 

Durante o evento, transmitido ao vivo pela internet, Vilela destacou a importância do compromisso com as comunidades. “A transparência é o que a comunidade mais anseia do setor. É fundamental ter transparência e autenticidade para mostrar o que vamos fazer hoje e no futuro. Para compartilharmos valor no futuro temos que começar agora.  A mineração deve ser vista para além da quantidade de impostos e de empregos gerados. Os esforços estão no sentido de uma indústria mais inclusiva, mais leve e preparada para dar a resposta que a sociedade precisa”, frisou. 

 

Os atuais níveis de reputação do setor e as metas da ESG também foram pautas dos debates. “A agenda ESG é fundamental, temos muito a explorar e desenvolver em nosso setor. Não podemos ficar estagnados nos níveis atuais de reputação, que não serão suficientes para galgar as necessidades do setor para o futuro. Estamos no caminho correto, aprendendo e evoluindo, o que pode nos levar a patamares superiores. Estamos utilizando dos aprendizados que tivemos para melhorias gerenciais”, ressaltou Vilela. 

 

Outras temáticas como inovação digital, atração e qualificação da força de trabalho, treinamento para requalificação, impacto na comunidade local, biodiversidade e descarbonização foram abordadas pelos participantes. 


Voltar

Confira também: