A Vale começou, nesta quarta-feira (20), as obras para a descaracterização do Dique Auxiliar da Barragem 5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A barragem é uma das cinco estruturas a montante que devem ser eliminadas pela mineradora ainda neste ano. A previsão de conclusão dos trabalhos é em dezembro deste ano.
Segundo a empresa, ao terminar a descaracterização o dique em Nova Lima será uma das 12 barragens a montante eliminadas no Brasil. Outras 16 ainda devem passar pelo mesmo processo.
Por questões de segurança, já que é há um aumento de riscos durante as obras de descaraterização, a Vale realizou, no mês passado, um reforço para "dar maior estabilidade à estrutura durante o processo, além de permitir que, em caso hipotético de ruptura, todo o rejeito (cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos) fique contido dentro da Barragem 5, evitando qualquer dano às pessoas ou ao meio ambiente".
Por meio de nota, a Vale informou que o Dique Auxiliar não recebe rejeitos desde o ano 2000 e "é uma das 23 estruturas alteadas a montante da empresa que ainda passarão pelo processo de descaracterização em atendimento às normas federais e estaduais de segurança de barragens vigentes".
Atualmente, tanto o Dique Auxiliar quanto a Barragem 5 estão em Nível de Emergência 1, o menor dos riscos.
A empresa espera concluir neste ano as obras e a reintegração ao meio ambiente de mais cinco estruturas, o que totalizaria 12 de 30 barragens mapeadas já estarão descaracterizadas.
Ainda neste ano devem passar pelo processo de descaracterização os Diques 3 e 4, da barragem Pontal; a barragem Ipoema, em Itabira (MG); e a Barragem Baixo João Pereira, em Congonhas (MG)