Casarão centenário será restaurado em Mariana


A assinatura da Ordem de Serviço para restauro do Casarão da Rua Direita foi assinada na tarde desta terça-feira (12).

13/04/2022 às 20h07

A criação do Museu da Cidade, em Mariana, teve mais um avanço na tarde desta terça-feira (12).  Aconteceu o ato de assinatura na Casa do Conde de Assumar, onde será instalada a primeira parte do museu, que garante a restauração do histórico e conhecido Casarão da Rua Direita, local em que será instalada a segunda parte do acervo museológico. 

A casa, localizada em uma das principais ruas do Centro Histórico do município, foi construída no século XVIII e tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, no ano de 1938. 

O local, que possui uma ligação com os fundos da Casa do Conde de Assumar, receberá reparos em toda sua estrutura, além de adequações para portadores de necessidades especiais, ações de combate a incêndios e organização e suporte para que o espaço de exposições seja implantado. 

Serão investidos R$6.150.000,00 com recursos do programa “Resgatando a História” do BNDES, do Instituto Cultural Vale, da Prefeitura de Mariana, e com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Com a previsão de entrega das obras marcadas para o primeiro semestre de 2023, a ação deverá recuperar e, assim, valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.


Voltar

Confira também: