52º Batalhão de Polícia Militar retoma PROERD de forma presencial na Região dos Inconfidentes


13/03/2022 às 13h05

O 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM) deu início ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), neste 1º semestre de 2022, na Região dos Inconfidentes. A novidade é que, depois de dois anos, o PROERD volta a ser ministrado de forma presencial, para 621 estudantes de Ouro Preto, Mariana e Itabirito (MG). O PROERD é um Programa da Polícia Militar que tem como finalidade auxiliar os pais e as escolas na orientação de crianças e jovens, para que os mesmos se mantenham distantes das drogas e da violência.

 

Em Ouro Preto, as aulas do PROERD tiveram início no dia 16 de fevereiro/22 e o Programa será aplicado em três escolas para 141 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental: Escola Municipal São Sebastião, Escola Estadual Marília de Dirceu e Escola Estadual Dom Velloso. Neste semestre, as aulas estão sendo ministradas pelo 1º Sargento PM Juliano Gonçalves. No próximo, o Cabo PM Saulo Soares também aplicará o Programa.

 

Em Itabirito, uma nova instrutora do 52º BPM passa a aplicar o PROERD neste semestre: a Soldado PM Scarpa. As aulas tiveram início no dia 21 de fevereiro/21, para 315 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de quatro instituições: Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, E. M. Natália Donada Melillo, E. M. Laura Queiroz e E. M. Guilherme Hallais França. No segundo semestre, o 2º Sargento Marco Aurélio também aplicará o Programa.

 

E em Mariana, o Cabo PM Josimar iniciará as aulas do PROERD a partir da segunda metade de março/22. Serão atendidos 165 estudantes - também do 5º ano do Ensino Fundamental - de três escolas: CEMPA, E. M. Wilson Pimenta e E. M. Dom Luciano.

 

Durante a pandemia da Covid-19, o PROERD não deixou de ser aplicado na área de abrangência do 52º Batalhao. Os instrutores aplicaram, no período, o ´PROERD em Casa´ - modelo elaborado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com aulas convertidas para a versão de vídeo aulas.

 

Neste 1º semestre, o PROERD será ministrado somente nas sedes dos municípios da Região dos Inconfidentes. Já no segundo, o Programa abrangerá escolas de alguns distritos de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, também presencialmente. ´´Ficamos felizes pelo retorno das aulas de forma presencial. É um significativo sinal de que estamos superando a pandemia da Covid-19, flagelo que assolou nossa sociedade nos últimos dois anos´´,  pontuou o Sargento Juliano.


Voltar

Confira também: