Valorização dos professores é prioridade em Mariana


14/10/2017 às 10h40

Médico, engenheiro, jornalista, arquiteto ou advogado. Independente da profissão, eles passaram por ali e desenvolveram um grande papel. Sim, o professor é o personagem principal na vida de qualquer pessoa, pois é ele que contribui para a formação do indivíduo. Por significar tanto, a Prefeitura de Mariana avança cada vez mais na valorização dos professores, tanto no aspecto salarial como nas condições de trabalho e de melhorias na carreira.

Mesmo diante do atual cenário vivido no município, com a queda da arrecadação municipal, a administração honra com suas obrigações e compromissos estabelecidos estando em dia com os salários dos professores, cerca de R$ 2,3 milhões ao mês. “Os nossos professores são os nossos grandes heróis. São os craques da educação e devemos nos lembrar disso sempre. Devemos reconhecê-los pela valorosa profissão e o empenho de cada um para que Mariana tenha uma ótima qualidade de ensino. Apesar de tudo que estamos passando financeiramente, quisemos lutar por essa classe que merece muito", disse o prefeito Duarte Júnior.

Os professores de Mariana, além de terem o melhor piso salarial de Minas Gerais e um dos melhores do Brasil, os que aderiram ao Plano de Carreira também são contemplados com o Prêmio por Produtividade. Fora isso, a Secretaria de Educação, em parceria com Universidade Federal de Ouro Preto, Superintendência Regional de Ouro Preto e outras entidades públicas e particulares, vem proporcionando cursos de capacitação para os servidores da rede municipal, a fim de contribuir com o desenvolvimento de sua carreira profissional.

PLANO DE CARREIRA - Um bom professor é aquele capaz de realizar um bom trabalho, mas, há de se considerar o que é necessário para sustentar essa atuação, ou seja, uma carreira bem estruturada, um bom processo formativo e boas condições de trabalho. Para isso, a Prefeitura de Mariana implantou, desde 2014, o Plano de Carreira dos profissionais de educação do município de Mariana. O Plano de Carreira objetiva a valorização dos servidores da educação através de remuneração compatível, do aperfeiçoamento profissional contínuo e da progressão meritocrática na carreira. “O plano de carreira possibilita o reconhecimento da carreira pública de seus agentes, desenvolvimento profissional contínuo mediante valorização de seu desempenho”, ressaltou a secretária de Educação, Juliana Alves.

A PROFISSÃO - Ser professor não é uma tarefa fácil. A profissão exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação. Mais ainda, requer compromisso e comprometimento. A professora Liliane Cardoso é uma das profissionais que se orgulha do que faz. “Eu acho a área da educação muito bonita. É uma área transformadora, capaz de mudar para melhor o mundo. A minha profissão se resume em educar, encantar, transferir e adquirir conhecimento com rigor e amor”, disse. ​

 

FOTO: SAMUEL CONSENTINO | PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: