EXPOSIÇÃO ITINERANTE ‘AFRICANIDADES’, DO MEMORIAL VALE, VAI A OURO PRETO


Mostra faz parte do projeto contemplado com o 6º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus

10/10/2017 às 15h52

Ouro Preto recebe a partir desta terça-feira (10) o Memorial Itinerante - Africanidades, projeto que leva à população do interior do estado um recorte do Memorial Minas Gerais Vale, localizado na capital mineira. A mostra, que vai até o dia 29, pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira.

A exposição gratuita, ficará no Sesi Ouro Preto, na Praça Tiradentes nº 4, diariamente das 9h às 19h. A iniciativa inclui exposições em painéis, equipamento audiovisual e peças de acervo, além de um programa de formação em relações étnico-raciais para profissionais da área de educação e cultura. A exposição temporária será composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais.

Pautada no trabalho realizado pelo setor educativo do Memorial Vale, a formação dos profissionais reitera as determinações da lei 10639/2003, que trata da obrigatoriedade de inserção, nos currículos escolares, da história e da cultura afro-brasileira. Na primeira década de existência da Lei, a sua execução tem enfrentado uma série de desafios, mostrando a importância de ações que apoiem professores e gestores na sua implementação.

Os participantes do curso, que terá 16 horas de duração, receberão um certificado. "É necessário um processo de formação continuada. Assim, foi estruturado um plano que pudesse tratar dessas questões de forma dinâmica e próxima da realidade do docente", explica Wagner Tameirão, gerente do Memorial Minas Gerais Vale. "Com esta iniciativa, o Memorial Vale está extrapolando a sua atuação para além do espaço que ocupa", completa.

A exposição já passou pelas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Itabira, Mariana e Catas Altas.

Projeto premiado

O Memorial Itinerante recebeu o 1º lugar no edital de educação do Ibermuseus em 2015, que visa ampliar a capacidade educativa dos museus e do patrimônio cultural. O programa Ibermuseus é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos (América Latina, Portugal e Espanha) para o fomento e articulação de políticas públicas para as áreas de museus e museologia.

O resultado foi divulgado após avaliação do comitê técnico formado por especialistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México e Uruguai. A 6ª edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus recebeu 147 projetos provenientes de 12 países da Comunidade Ibero-Americana: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai.

 

Serviço

Mostra Itinerante do Memorial Minas Gerais Vale

Quando: de 10 a 29 de outubro, diariamente das 9h às 19h. Entrada gratuita.

Onde: Sesi Ouro Preto, Praça Tiradentes nº 4.


Voltar

Confira também: