Secretaria de Saúde de Mariana divulgou nota técnica sobre a vacinação pediátrica contra a Covid-19


19/01/2022 às 19h47

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou uma nota técnica sobre a vacinação pediátrica contra a Covid-19. As orientações informadas no documento tem o objetivo de garantir a imunização para o público infantil, de 05 a 11 anos, de forma segura e eficiente, conforme resolução norteada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A imunização para essa faixa etária iniciará nesta sexta-feira (21), para as crianças quilombolas e autistas do município. Toda a cobertura vacinal das crianças será realizada em uma sala exclusiva para que sintam-se confortáveis no ambiente destinado a essa ação, além de serem atendidos por uma equipe de profissionais que receberam treinamento para atender com eficácia esse novo público.  

Ainda em nota, a Secretaria de Saúde ressalta que a vacina contra a Covid-19 não deve ser administrada de forma simultânea a outras vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo de 15 dias para aplicação, por precaução.

Após a imunização, as crianças serão acolhidas pela equipe da Central de Imunização e permanecerão no local durante 20 minutos após a aplicação, sob observação durante esse período para identificação de possíveis efeitos adversos que possam ocorrer.

Os principais sintomas que podem aparecer após a aplicação, são: dor, inchaço ou vermelhidão no local, e ainda febre, fadiga, dor de cabeça e calafrios. Em caso de dores no peito, falta de ar ou palpitações após a vacina, é recomendado aos pais ou responsáveis que procurem atendimento médico imediatamente. 

Para conferir a nota técnica na íntegra, acesse: https://www.mariana.mg.gov.br/uploads/prefeitura_mariana_2018/aaa%20nota%20t%C3%A9cnica/RECOMENDA%C3%87%C3%83O%20T%C3%89CNICA%2067%20-%20Vacina%C3%A7%C3%A3o%20Pedi%C3%A1trica.pdf 

--Por Larissa Viana

Voltar

Confira também: