Mariana recebeu mais de 6 mil pessoas no último fim de semana


17/11/2021 às 19h42

Neste final de semana, 12 e 13, Mariana recebeu, pela 15° vez, a maior prova de Mountain Bike da América Latina, o Iron Biker Brasil. O evento, que não foi realizado no ano de 2020 devido a pandemia da Covid-19, teve sua retomada contando com a presença de mais de 1.500 competidores. Os atletas percorreram no percurso completo, 96,2 km e, no percurso reduzido, 60,2 km, tendo como total cerca de 150 km, entre trilhas desafiadoras, com o objetivo de testar as habilidades dos participantes.

Nicolas Machado e Karen Olímpio garantiram os melhores resultados nas categorias Elite masculina e feminina e se consagraram campeões da edição de 2021. Karen se demonstrou contente com o resultado e ressaltou a sua felicidade em ganhar a competição pela primeira vez. “O Iron é um desafio com um pouco mais de trilha e foi muito sofrido pelo esforço necessário ao passar pelo barro. Consegui manter a liderança na primeira e segunda etapa e estou muito feliz em completar a minha primeira prova como campeã. Foi emocionante e gratificante”, disse a campeã da elite feminina.

“Sonhei muito com esse momento e estou bastante feliz com a vitória também no segundo dia. A disputa estava acirrada, mas na parte mais íngreme do trajeto consegui me recuperar e garantir a vitória”, disse Nicolas Machado, que realizou seu sonho ao ser o campeão da elite masculina.

Nesta edição, diversos atletas se destacaram pelo desempenho, entre eles, Henrique Bravo, de apenas 15 anos, da cidade de Nova Lima - MG. “Essa é a minha segunda participação na competição. A prova deste ano foi insana e cheia de barro, mas muito divertida! Essa cidade é incrível e a disputa aqui é sempre legal”, disse o jovem, que foi o 1° colocado no geral masculino do percurso reduzido.

Um dos organizadores do evento, Lucas Fonda, reforçou sua satisfação com o sucesso do evento. "Ficamos muito satisfeitos com a realização do evento neste ano. Depois de quase dois anos é muito gratificante reviver essa retomada de forma segura. Mariana nos acolheu, como sempre, de forma maravilhosa. Esperamos repetir isso no ano de 2022, dessa vez, de forma completa”.

O evento, que movimenta o turismo e lazer na cidade, recebeu a presença de cerca de 6 mil pessoas, entre competidores, familiares e apreciadores do esporte. “Viemos prestigiar esse grande evento em Mariana e apoiar dois amigos da nossa cidade que estão participando da competição. Gostamos muito e, com certeza, participaremos também no próximo ano”, disse Tadeu, da cidade de Toledo - MG.

Além disso, a realização do Iron é uma forma de fomento à economia local. As proprietárias do restaurante Lua Cheia, localizado na Rua Dom Viçoso, reforçaram a importância do evento. “É uma das maiores fontes de injeção de dinheiro em nossos restaurantes e demais comércios. Tem um movimento muito bom pela grande quantidade de turistas e apreciadores do esporte que são atraídos até a cidade”, afirma Marly.

O município, que é referência do Mountain Bike no Brasil, elevou o seu nome com a participação de mais de 150 atletas marianenses. Diariamente, mais de 400 pessoas percorrem as ruas da cidade de bicicleta, o que incentiva outras a praticarem o esporte, portanto, a importância desse evento na cidade não se faz somente por conta do turismo, lazer e economia, mas também como forma de incentivo às práticas esportivas.

SEGURANÇA: Os trabalhos da Guarda Civil Municipal (GCM) foram fundamentais para a realização do evento. Algumas ações, como fechamento das vias, patrulhamento na escolta das largadas e acompanhamento na retaguarda fizeram parte dos trabalhos da GCM.

Para garantir a segurança de todos, a guarda esteve com a viatura Base Comunitária Monitorada e GCM’s nos principais pontos turísticos da cidade prestando atendimento e informações aos turistas e cidadãos marianenses.

Clique e confira os resultados oficiais no site do Iron Biker Brasil: https://www.ironbiker.com.br/resultados.


Voltar

Confira também: