(31) 9 8933-2498

Plano de Apoio à Diversificação Econômica avança com discussão de indicadores Caixa de entrada


Trabalho realizado em Mariana e Ouro Preto conta com a participação de representantes da sociedade civil organizada e é articulado pela Samarco

12/11/2021 às 17h22

Com o objetivo de definir os indicadores dos eixos agricultura, aproveitamento de rejeitos, empreendedorismo, turismo e tecnologia e inovação foram realizadas nos dias 10 e 11 de novembro, respectivamente, em Mariana e Ouro Preto, reuniões do grupo de trabalho que discute o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (Pade). 

  

Articulado pela Samarco, o Pade foi criado para levantar as potencialidades das cidades de Mariana e Ouro Preto, propor a instalação de uma Governança Territorial com representatividade dos três setores (poder público, sociedade civil e setor produtivo) e apoiar na construção de ações de curto, médio e longo prazos. A condução técnica do plano é feita pela Plan Soluções, consultoria sediada em Ouro Preto e Mariana. 

  

No Plano, os indicadores vão servir como uma régua para acompanhar e medir a diversificação econômica dentro de cada eixo. Também é a partir deles que os participantes vão definir quais oportunidades serão priorizadas para a construção dos planos de ação. 

  

“Tivemos uma ótima representatividade das instituições na elaboração dos indicadores, tanto de Ouro Preto quanto de Mariana. A diversificação econômica de um território não acontece sozinha. É preciso engajamento, planejamento e um direcionamento de como o crescimento desses locais irão se dar”, afirma o analista de Relações Institucionais da Samarco, Guilherme Louzada. 

  

A próxima etapa do Pade é a preparação de cada eixo, a partir de reuniões individuais, para a priorização das oportunidades e construção dos planos de ação. Nesses encontros, os participantes também irão fazer a revisão dos indicadores e o cruzamento deles com as oportunidades. 

  

Participação 

O encontro de Mariana foi realizado na quarta-feira (10) no formato vitual e contou com representantes das seguintes entidades: Prefeitura Municipal de Mariana, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Fundação Renova, Vale, Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam), Valin, I Love Pixel, Marianatur, Fundação Gorceix, Coletivo Saberes do Território, Agência de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de Turismo de Mariana (Adapro), Associação de Guias de Mariana, Samarco e H&P Consultoria. 

  

Já o encontro em Ouro Preto, que aconteceu nessa quinta-feira (11), foi feito de forma presencial na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop). Participaram representantes da Prefeitura Municipal, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG), do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (Condes), da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop), da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop), do Ouro Preto Convention & Visitors Bureau, do Gerencianet, da Valin, do I Love Pixel, do Stilingui, do Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo, da Samarco e da H&P Consultoria. 

  

Sobre o PADE 

  

O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) é uma condicionante da Licença de Operação Corretiva (LOC), obtida em 2019 e que foi necessária para que a Samarco retomasse suas operações. O Pade teve início em setembro de 2020, sendo executado nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Ele visa levantar novas oportunidades a partir da identificação e mapeamento de potencialidades, a partir da interação com as principais instituições de cada município. 

  

O Plano conta com o desenvolvimento da Plan Soluções, que está há 13 anos no mercado atuando com governança territorial, políticas públicas, estratégias empresariais multisetoriais e desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais. 

  

O PADE tem como uma das suas principais características o engajamento dos participantes. Quem quiser participar das próximas etapas, basta entrar em contato pelo email [email protected]. 

 

 


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.
© 2017 - 2021 | Desenvolvido por Masterix Sistemas