(31) 9 8933-2498

Projeto de lei garante uso permanente dos prédios do ICSA em Mariana pela UFOP


O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, sancionou nesta quarta (13), a Lei nº 3.740, que garante o uso permanente dos prédios do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa) pela UFOP.

23/10/2021 às 08h49

Projeto de lei garante uso permanente dos prédios do ICSA pela UFOP

Subtítulo (opcional)

 

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, sancionou nesta quarta (13), a Lei nº 3.740, que garante o uso permanente dos prédios do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa) pela UFOP.

Segundo a reitora Cláudia Marliére, a permanência da UFOP na região é algo extremamente enriquecedor. "Estar aqui ajuda, não só a Universidade, como também a cidade de Mariana, seja pela formação dos nossos profissionais, os quais inserem o ensino superior na cidade, seja como uma universidade que ajuda nesse crescimento econômico e social do município. Avalio que essa ação é tão importante pois garante uma segurança à comunidade. É muito ruim estarmos em um espaço que não é nosso, onde não sabemos se e quanto tempo vamos ficar, então a assinatura desse projeto é muito importante por isso também". 


O vice-reitor Hermínio Nalini afirma que este é um passo de grande importância na direção do fortalecimento das ações do Icsa em Mariana. "Mesmo em tempos difíceis, a UFOP não tem medido esforços para entregar um trabalho de imensa qualidade para a sociedade brasileira, tanto no campo de ensino, como de cultura, pesquisa e inovação. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esses serviços em Mariana, assim, a recente aprovação desse projeto de lei é um grande avanço. Continuaremos com o nosso dever de colaborar para o desenvolvimento social e econômico das cidades, principalmente aquelas onde estamos presentes."


De acordo com o diretor do Icsa, José Donadon, esta é uma conquista que precisa ser comemorada, já que garante que os professores, técnicos administrativos e alunos continuem realizando o trabalho na cidade. "É importante que o Instituto tenha segurança jurídica para continuar a construir os seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, que realizam os sonhos de Mariana de ser Cidade Educadora. Agradecemos a visão de gestor público do prefeito municipal, que compreendeu a importância de garantir a Mariana a presença dessa unidade acadêmica da UFOP". Além disso, Donadon afirmou que o Icsa conta com diversos projetos futuros, como a Rádio UFOP Educativa, que vai ter capacidade de promover a educação e a inserção cultural até nos distritos da cidade. 

O prefeito de Mariana também comemora o convênio entre a prefeitura e a UFOP: "Sabemos da importância da UFOP em nossa cidade. Os estudantes e professores que aqui residem movimentam toda nossa cadeia produtiva. Além disso, há os estágios que a prefeitura oferece para os acadêmicos da universidade, temos um retorno imenso para Mariana. Por isso, fico muito feliz de ceder esse imóvel para utilização da UFOP, sem prazo determinado".

Para o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira, a lei é uma conquista também para a sociedade marianense. Ele destaca a importância das duas unidades da UFOP que estão na cidade, o Icsa e o Insitutto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), e o trabalho que tem sido feito pela Universidade para se chegar a esta conquista. "O diálogo com o município foi estreitado recentemente com o prefeito, que não mediu esforços para o atendimento da nossa demanda. A sociedade ganha muito com isso, visto que vão ser mantidas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, uma oferta de ensino público e de qualidade, tudo propiciado pelos serviços que a Universidade oferece, associado a campo econômico e social."

ICSA - Criado em 2008, o Instituto oferece quatro cursos de graduação: Jornalismo, Serviço Social, Administração e Economia. São ofertados ainda dois mestrados — Comunicação Social e Economia Aplicada — e uma especialização em Empreendedorismo. A comunidade acadêmica promove pesquisa e extensão voltada para a comunidade marianense, além de fomentar a economia local. Donadon afirma que o Instituto busca o fortalecimento das relações colaborativas com o município, ao oferecer estagiários qualificados para os setores de comunicação, economia, gestão de pessoas, gestão pública e assistência social.
Fonte: UFOP

Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.
© 2017 - 2021 | Desenvolvido por Masterix Sistemas