Ronaldo Fraga e artesãos da coleção Minha Casa em Mim participam da 5ª Semana Criativa de Tiradentes


A coleção, feita por atingidos pela barragem de Fundão, em Mariana, é fruto de uma parceria entre a Fundação Renova e a Associação de Culturas Gerais

20/10/2021 às 13h20

Artesãos e artesãs atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, se preparam para participar da 5ª edição da Semana Criativa de Tiradentes (SCT) ao lado do estilista Ronaldo Fraga, com a coleção Minha Casa em Mim. O evento gratuito, dedicado à valorização de saberes tradicionais, será realizado entre os dias 21 e 24 outubro na cidade histórica mineira. A coleção faz parte do projeto Catarse Coletiva, uma parceria entre a Fundação Renova e a Associação de Cultura Gerais (ACG).

Durante a abertura do festival, no dia 21, Ronaldo Fraga vai expor os bastidores e as experiências vivenciadas com a coleção da qual é curador, como a exposição na São Paulo Fashion Week, em 2020, e a concepção dos produtos. Já no dia 22, o estilista, ao lado de artesãs de Barra Longa e de Mariana, da coordenadora do programa de Economia e Inovação da Fundação Renova, Ana Cristina Lage, e Miriam Rocha, da ACG, contará detalhes da trajetória e resultados do trabalho ao longo de dois anos de parceria e dedicação de todos os envolvidos.

Além do reconhecimento internacional, Ronaldo Fraga é um dos poucos designers a desenvolver projetos e ações que buscam reduzir a distância entre o Brasil feito à mão do Brasil industrial. Ele conta que a Coleção Minha Casa em Mim vai de encontro com este olhar e com a proposta da SCT. Focada no design, no designer e no artesão, o evento desafia os limites da moda. “A coleção, assim como a STC, dialoga com outras áreas do design, com uma visão mais abrangente da moda. Por isso, a SCT é o espaço perfeito, pois representa a junção de vários elementos. Será um momento de reencontro de saberes, em que várias culturas se reunirão após um longo período de pandemia”.

A coleção Minha Casa em Mim é produzida 175 artesãos, pertencentes a 13 grupos, reunidos de acordo com as técnicas, identidades e regiões. A inciativa une a gastronomia e o artesanato, e resgata as tradições e singularidades da história de Mariana (MG) e região dentro do universo mineiro. Os doces, as luminárias, almofadas e outros produtos ressignificados pela curadoria e consultoria do estilista mineiro poderão ser apreciados e adquiridos no local.

Ronaldo Fraga revela que o mergulho nos infinitos saberes da região foi um divisor de águas em sua carreira. “Tenho um enorme carinho por este trabalho. Pude aprender que existe um Brasil inteiro nessa região, com múltiplos e distintos saberes e viveres. É possível enxergar poesia no terreno árido. É uma terra que passou por momentos difíceis e resiste com beleza e originalidade. E dela, é possível ver uma árvore frondosa”. 

Uma das convidadas para o evento, a artesã de Barra Longa (MG), Andreia Vasconcelos, relata que a coleção permitiu unir forças com outros grupos de artesanato. “Com impulso coletivo, conseguimos dar mais visibilidade ao trabalho, em especial os bordados, como o Richelieu, bordado livre e ponto cruz, que atravessam gerações e gerações de histórias”. Segundo ela, a coleção possibilitou também a diversificação da técnica. “Podemos levar o aprendizado da pintura de quadros para o pano de prato, para a bolsa, entre outros, por exemplo”.

Como uma das convidadas da SCT, Andreia espera, agora, poder alavancar os negócios após o período de pandemia. “A 5ª Semana Criativa de Tiradentes é uma ótima oportunidade para mostrar o que há de mais belo no nosso artesanato”.

Maria Zelia, artesã de Mariana, conta que a Minha Casa em Mim foi uma experiência única. “Fazer parte deste projeto é grandioso. Passamos por várias oficinas que se somaram ao nosso fazer. Graças a todos os envolvidos e com o apoio da Fundação Renova, hoje podemos apresentar o nosso trabalho em eventos como a SCT”.

Para Mirian Rocha, da ACG, a coleção cria o desejo pela cultura de Minas Gerais. “Ela ultrapassa os limites do território, e convida a todos a se juntar em volta de uma mesa farta, a entrar pela casa e a se encantar pela delicadeza em cada ponto bordado”, afirma.

Além do resgate cultural de Mariana e região, a coleção Minha Casa em Mim possibilitou o desenvolvimento e o fomento econômico. Até setembro deste ano, rendeu cerca de R$ 100 mil aos artesãos participantes, com a comercialização dos produtos nos pontos de venda físicos e virtuais.

A 5ª Semana Criativa de Tiradentes marca o encerramento da parceria entre a Fundação Renova e o projeto Catarse.

 

Minha Casa em Mim

Desde o início de sua concepção, em agosto de 2019, a coleção conta com a curadoria e total envolvimento de Ronaldo Fraga.

O desenho do teto da casa de cultura bordado em um pano de prato, ou os ipês coloridos, bordados em cruzes decorativas ou o cuscuz do distrito de Padre Viegas, criado pelos tropeiros ainda no século XVIII, refletem a potencialidade dos artesãos da região. Além disso, resgatam saberes e fazeres com o impulso da economia criativa e da produção associada local.

Os materiais foram trazidos dos quintais das casas dos artesãos, como os bambus de Cláudio Manoel, que se transformaram em pássaros, ou a folha de bananeira, que se transformou na caixa para os doces do Coletivo de Camargos, em Mariana.

Hoje, a coleção conta com três pontos de venda. Dois são localizados em Belo Horizonte: no Grande Hotel Ronaldo Fraga, em Belo Horizonte e na Loja da Edu Store, na região centro-sul da cidade. A outra loja fica no Atelier Jeitinho Carioca – Espaço do Samba, na Lapa, Rio de Janeiro.

Mais informações no site www.minhacasaemmim.com.br

 

Semana Criativa de Tiradentes (STC)

A STC reúne trend hunters para repensar, trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular os saberes tradicionais do Brasil. Este ano, serão mais de 40 atividades gratuitas, entre exposições, palestras e documentários.

A STC será realizada em seis diferentes pontos: pousada Pequena Tiradentes, Vila Criativa (Vila da Matriz), Sobrado Ramalho, loja da Semana Criativa de Tiradentes (R. do Chafariz, 11, Centro Histórico), Sobrado Aimorés e Centro Cultural Yves Alves.

Será um evento presencial, com todos os cuidados quanto à segurança sanitária, respeitando o limite de pessoas por recinto e o distanciamento físico, além de se exigir o uso obrigatório de máscara durante todo o tempo.

Para entrar nas palestras e rodas de conversa, é imprescindível a reserva prévia de lugar pelo link do Sympla, que será disponibilizado para cada atividade no site da Semana Criativa de Tiradentes (https://semanacriativadetiradentes.com.br), a partir do dia 15 de outubro. As transmissões serão ao vivo, pelo canal da Semana Criativa de Tiradentes no YouTube (https://www.youtube.com/c/SemanaCriativadeTiradentes). A venda dos ingressos para as oficinas está sendo feita através do Sympla desde 5 de outubro.

Programação da coleção Minha Casa em Mim na Semana Criativa de Tiradentes:

21/10

Abertura da exposição dos produtos da coleção

Visita guiada com Ronaldo Fraga e Mirian Rocha (da ACG), consultores e curadores da coleção.

 

22/10

14h – Roda de Conversa sobre a coleção Minha Casa em Mim, com participação de Ronaldo Fraga, Ana Vaz (uma das consultoras do projeto), Mirian Rocha (ACG) e Ana Cristina Lage, coordenadora do programa de Economia e Inovação, da Fundação Renova. Também participarão duas artesãs do projeto: Maria Zélia, de Mariana, e Andreia Vasconcelos, de Barra Longa.

Essa roda de conversa acontecerá no Espaço VB da pousada Pequena Tiradentes (Av. Gov. Israel Pinheiro, 670 – Tiradentes). O link para inscrição estará aberto a partir de 15 de outubro, no endereço: https://www.sympla.com.br/roda-de-conversa-minha-casa-em-mim__1366432

A conversa também será exibida pelo canal da Semana Criativa de Tiradentes no YouTube.

 

Evento prévio:

No dia 8/10, foi relizada uma live que contou com a participação do estilista Ronaldo Fraga e da consultora da ACG, Mirian Rocha, com mediação da organização da SCT. Durante a live, foi apresentado um documentário sobre o projeto Catarse, sobre a parceria com a Fundação Renova e o estilista, e a coleção Minha Casa em Mim. A live está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=qx-KeakRSXU

 


Voltar

Confira também: