Sala de recursos multifuncionais beneficia alunos em Catas Altas


03/10/2017 às 16h02

Ação é parceria da Fundação Vale com Prefeitura Municipal e ONG AIC. Outras cinco cidades serão beneficiadas por projeto

A Fundação Vale inaugurou, na última semana, em Catas Altas uma sala de recursos multifuncionais que contribuirá para o desenvolvimento de alunos da Educação Especial no município. A iniciativa faz parte do Projeto Educação Inclusiva, que acontece na localidade desde junho de 2016, em parceria com a Vale, Associação Imagem Comunitária (AIC) e a Prefeitura Municipal.

Ao todo seis munícipios em Minas Gerais receberão salas.  Além da estrutura de Catas Altas, primeira a ser entregue,  salas multifuncionais estão em montagem em Barão de Cocais, Itabira, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.

 A sala de recursos tem o objetivo de ser um equipamento integrado à escola para disseminar práticas educacionais inclusivas na rede pública de ensino, criando um ambiente ideal para os todos os alunos, particularmente para aqueles com necessidades especiais.

 O espaço vai funcionar no Telecentro, da prefeitura de Catas Altas. O prédio é um ambiente voltado ao conhecimento, apresentando salas com acesso a internet para pesquisas e estudo. A sala multifuncional, seguindo as orientações do MEC, é adaptada para transformar o momento em uma terapia ocupacional para o aluno. Para isso, conta com diversos recursos de inclusão como computadores adaptados para leitura e materiais didáticos e pedagógicos lúdicos.

O projeto envolveu ainda a formação de professores e outros profissionais de educação em duas formações com temas como Práticas de Educação Inclusiva e Projeto Político Pedagógico na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

Elaine Cristina Ferreira, psicopedagoga da rede municipal de educação de Catas Altas, acredita que a instalação da sala de recursos multifuncionais vai possibilizar efetivamente a inclusão de alunos com necessidades especiais na localidade. "A partir de agora, oportunidades serão oferecidas para o rompimento de paradigmas culturalmente e historicamente construídos acerca da criança com deficiência", afirma.

A Fundação Vale tem a Educação como um de seus pilares. Nesta área, busca promover a educação integral, identificando oportunidades de aprendizagem que possam contribuir para a melhoria da educação básica.


Voltar

Confira também: