(31) 9 8933-2498

Projeto vai apoiar revitalização de bibliotecas públicas em municípios da bacia do rio Doce


24/07/2021 às 13h16

Para promover a leitura e apoiar a transformação das bibliotecas públicas municipais, a Fundação Renova iniciou o Projeto de Incentivo à Leitura nos municípios da sua área de atuação em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa é voltada à capacitação dos servidores públicos que atuam nessas bibliotecas e permitir que eles elaborem um plano de revitalização desses espaços, de acordo com as necessidades de cada localidade.

A expectativa é que a reestruturação das bibliotecas, com a participação direta dos próprios servidores, contribua com a melhoria da qualidade de vida nos municípios participantes, por meio da valorização do profissional que atua nas bibliotecas e promova a leitura em toda a comunidade. O projeto está sendo oferecido a 39 municípios da área de atuação da Fundação Renova, sendo 35 municípios em Minas Gerais e 4 no Espírito Santo. A meta é apoiar uma biblioteca pública por cidade.

A partir da adesão ao projeto, cada prefeitura poderá indicar de dois a quatro servidores ligados à biblioteca pública municipal, como bibliotecários, monitores, auxiliares, dentre outros profissionais.

Em seguida, os servidores indicados vão participar de uma capacitação on-line, que, além do conteúdo exclusivo relacionado à gestão de uma biblioteca pública municipal, prevê a elaboração do plano de revitalização de cada espaço. Assim, durante a capacitação serão definidas ações que visam contribuir com a modernização e dinamização da biblioteca como um local de conhecimento e transformação.

Durante a capacitação, os servidores serão orientados a elaborar o plano de revitalização das bibliotecas. Esse processo parte de um cardápio de opções, nas categorias de acervo (aquisição de livros); mobiliário e equipamento; capacitação; infraestrutura e acessibilidade. Cada município participante terá até R$ 200 mil para montar seu plano de revitalização.

Ao final do processo de capacitação e depois de definidos todos os itens necessários, a próxima etapa será a aquisição e entrega dos materiais pela Fundação Renova a cada uma das bibliotecas.

 

Impacto positivo

Para executar o projeto, a Fundação Renova vai contar com a empresa Sapion Nova Educação, que possui ampla experiência na condução de processos participativos, formações e projetos de impacto na área educacional. A capacitação será realizada entre os meses de agosto e novembro deste ano.

“A grande inovação do projeto é o impacto positivo nos municípios, que passa tanto pela aquisição de itens importantes para o acervo e espaço físico das bibliotecas, como também pelo reforço da atuação dos profissionais que trabalham nesses espaços, pelo reconhecimento do seu papel como agente de transformação responsáveis pelos laços entre as bibliotecas públicas a comunidade local”, afirma Daniela Terra, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova.


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.
© 2017 - 2021 | Desenvolvido por Masterix Sistemas