Volta às aulas tem retorno gradual e híbrido previsto para a 2ª quinzena de setembro


Os pais terão autonomia em optar por não enviar os estudantes para a escola, mantendo-os no ensino remoto

24/07/2021 às 11h47

Na noite de ontem, a Prefeitura de Mariana, em live realizada pelo chefe do poder executivo e secretários de Saúde e Educação, foi informada a previsão para o retorno às aulas presenciais de forma híbrida nas escolas estaduais, municipais e particulares de Mariana. Na 2ª quinzena de setembro, a previsão é que o retorno ocorrerá para os alunos da educação infantil e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Na 1ª quinzena de outubro, os anos iniciais do 1º ao 3º ano e, na 2ª quinzena, com o 4º e 5º ano. Para o ensino fundamental dos anos finais, ainda está sendo avaliado e não há uma data prevista. Os pais terão autonomia em optar por não enviar os estudantes para a escola, mantendo-os no ensino remoto. A ação é facultativa.

O protocolo de retorno às atividades presenciais no município (clique aqui), e as orientações complementares (clique aqui) foram criados pelos membros da comissão diagnóstica, que vem se reunindo quinzenalmente de forma virtual. A medida teve como base o modelo disponibilizado pelo Ministério da Educação – MEC.

A volta às aulas, de acordo com os responsáveis, será de forma segura e respeitando as medidas sanitárias de saúde, incluindo o protocolo de retorno às atividades, orientações complementares do protocolo, base mínima para o plano de ação e o check-list para todas as instituições escolares do município. Todos os profissionais da educação passarão por uma capacitação para se adequarem ao novo modelo estudantil, como as merendeiras do município, que já passaram por uma capacitação que ocorreu no último dia 2 de julho. A partir do próximo mês será disponibilizado um chip telefônico para todos os professores, diretores e pedagogos, para facilitar e agilizar a comunicação.

Medidas de apoio aos professores

A partir do próximo mês, serão disponibilizadas linhas telefônicas para todos os professores, diretores e pedagogos, no intuito de facilitar a comunicação entre eles, bem como com os pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino.

Protocolo e Disponibilização do documento

O protocolo foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 20 de julho e será disponibilizado de forma impressa para todas as escolas públicas e particulares. A retirada dos documentos será feita na Secretaria Municipal de Educação, que fica localizada à Avenida João Ramos Filho, nº 298, Barro Preto. 

Composição da Comissão diagnóstica

A comissão diagnóstica é composta por representantes do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, pedagogos e diretores das Escolas Municipais, Câmara Municipal de Mariana, Escolas Particulares, pais e responsáveis, Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 de Mariana, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Procuradoria Geral do Município e da Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.


Voltar

Confira também: