PMMG é homenageada pela Câmara de Mariana, com Diploma de Honra ao Mérito "Quartel de Dragões da Vila de Nossa Senhora do Carmo"


Comandante Geral da PMMG, Coronel PM Rodrigo, recebeu homenagem especial

26/06/2021 às 18h49

A Câmara Municipal de Mariana realizou solenidade de outorga do Diploma de Honra ao Mérito "Quartel de Dragões da Villa de Nossa Senhora do Carmo” - 11ª Edição - a 11 Policiais e dois Bombeiros Militares de Minas Gerais, pelo trabalho de destaque a nível estadual, regional e municipal, na noite da quinta-feira, dia 24 de junho/2021, em sessão solene remota, devido à pandemia da Covid-19. A transmissão foi realizada por meio de videoconferência pelo site e fanpage da Câmara, e o evento, que foi conduzido pelo Presidente da Câmara, Vereador Ronaldo Alves Bento, contou com o apoio do 52° Batalhão de Polícia Militar (52º BPM). Nesta edição, receberam os diplomas os homenageados de 2020 e 2021, uma vez que, no ano passado o evento também não pôde ser realizado, devido à pandemia.

 

O Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, e o Chefe do Estado-Maior da PMMG, Coronel PM Eduardo Felisberto Alves, receberam o Diploma como homenageados especiais em âmbito estadual de 2021. O Coronel PM Eduardo agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da iniciativa do Legislativo marianense para a história da Polícia mineira.

 

Também foram condecorados, pelo ano de 2020: em âmbito estadual, o Coronel PM Gilmar Luciano Santos (Diretor de Comunicação Organizacional da PMMG), que não pôde participar, por motivos de saúde na família; em âmbito regional, a Major PM Débora Santos Perpétuo (Comandante da 15ª Cia do 49º BPM); em âmbito municipal, o Cabo PM André de Jesus Rodrigues (Policial da 239ª Cia PM do 52° Batalhão); e com homenagem especial o 1º Sargento PM QPR Valdecir Geraldo do Nascimento (Comandante do 3° Grupamento do 1º Pelotão da 1ª Cia PM do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente), a Soldado PM Maraísa Regina Gonçalves Herculano (Policial da 239ª Cia PM do 52° BPM) e o 2º Tenente BM QOR Roberto Luciano Pinheiro de Oliveira, o qual era Subtenente quando da indicação à homenagem.

 

Já pelo ano de 2021, além do Comandante Geral e do Chefe do Estado-Maior da PMMG, foram homenageados: em âmbito estadual, o Coronel PM Osvaldo de Souza Marques (Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil); em âmbito regional, o Coronel PM Jarson Sebastian Hansen Ferreira (Comandante da 3ª Região da Polícia Militar, da qual faz parte o 52º Batalhão); em âmbito municipal, o 2º Tenente PM Thiago Henrique Mota (Comandante do 1° Pelotão da 239ª Cia PM do 52° Batalhão); e com homenagem especial em âmbito municipal, o Cabo PM QPR Luiz Antônio da Silva e o 3º Sargento BM Lúcio Antônio de Paula.

História
 

A outorga do Diploma de Honra ao Mérito "Quartel de Dragões da Villa de Nossa Senhora do Carmo” foi criada por meio da Lei Municipal nº 2.311/2009, e expressa o reconhecimento do Legislativo de Mariana para com o trabalho desenvolvido pelos Policiais e Bombeiros Militares da cidade, da região e do estado. O título da honraria é um resgate histórico ao período colonial, quando em 1719, a Villa de Nossa Senhora do Carmo, atual cidade de Mariana, ganhou duas Companhias de Dragões, também conhecidos como Dragões do Conde de Assumar. O Quartel de Dragões da Villa de Nossa Senhora do Carmo foi o primeiro Quartel da Capitania de Minas Gerais e localizava-se na atual Praça Minas Gerais, para abrigar as referidas Companhias, funcionando como espécie de Polícia Militar Montada.

O termo dragão surgiu no século XVI para se referir a soldados que combatiam a pé e se deslocavam a cavalo. A origem também é atribuída aos supostos dragões contidos nos estandartes das tropas do conde de Brissac, na França, ou a uma espécie de arma curta ou carabina usada pelas mesmas. Também pode ter sido originado do fato de um soldado de infantaria a galope, com a sua casaca solta ao vento e o fogo saindo da arma, se parecer com um dragão.

Neste ano, no dia 9 de junho, a PMMG completou 246 anos. Já o 52º Batalhão de Polícia Militar, o "Sentinela da Região dos Inconfidentes” irá completar 11 anos de instalação no próximo 29 de novembro.

 

 

Crédito das fotos: Câmara de Mariana/DCO-PMMG

 

 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: