Nova cooperativa fortalece atuação de artesãos e produtores agrícolas da região de Mariana


06/06/2021 às 12h20

 

O projeto Minha Casa em Mim, criado pela Fundação Renova em parceria com a Associação de Cultura Gerais (ACG) e curadoria do estilista Ronaldo Fraga, acaba de consolidar mais um resultado importante em relação à geração de renda: a criação da cooperativa A Minha Casa Artes e Sabores, que reúne seis grupos de artesãos e produtores agropecuários, da região de Mariana e Ouro Preto (MG), participantes do projeto.

 

A nova cooperativa surgiu de maneira espontânea e teve a consultoria técnica da Fundação para sua formalização. O objetivo é perenizar o negócio, proporcionar a ampliação de mercados e aumentar a geração de renda dos participantes. A consultoria Plan, de Mariana (MG), acompanhada pela equipe técnica da Fundação Renova, vem dando, desde o início de maio, capacitação aos cooperados em temas como gestão básica, comercialização, novos mercados, marketing digital e atração de novos associados. A consultoria terá seis meses de duração.

 

A formalização da cooperativa foi uma maneira encontrada pelos próprios artesãos para dar continuidade ao trabalho do projeto Minha Casa em Mim, mesmo depois que a parceria com a Fundação Renova for finalizada. A previsão é de que o atual contrato - que desde outubro de 2020 rendeu cerca de R$ 92 mil aos grupos produtivos - seja encerrado em outubro deste ano, com a participação dos artesãos na Semana Criativa de Tiradentes.

Histórico

A cooperativa Minha Casa Artes e Sabores nasceu em março deste ano, na época da Rodada de Negócios em que a coleção Minha Casa em Mim foi aberta ao mercado, em um evento no Grande Hotel Ronaldo Fraga, em Belo Horizonte, para o qual foram convidados 20 lojistas de Belo Horizonte e de Mariana. De outubro de 2020 a abril de 2021, os 13 grupos produtivos da coleção Minha Casa em Mim comercializaram R$ 92 mil em produtos.

 

Com o sucesso da coleção, seis grupos decidiram dar mais um passo rumo ao fortalecimento do negócio. Os grupos Movimento Renovador, Feira Marte, FAM, Mães da Colina e Monsenhor Horta, todos de Mariana (MG), e Arte Mãos e Flores, de Ouro Preto (MG), se uniram para formar a cooperativa. A Fundação Renova auxiliou no processo de formalização.

 

A cooperativa A Minha Casa Artes e Sabores está em processo de estruturação. A consultoria Plan, de Mariana (MG), contratada pela Fundação Renova, está auxiliando os artesãos dos seis grupos a entenderem como funciona uma cooperativa.

 

Pelo cronograma previsto pela Plan, os integrantes da cooperativa serão capacitados, nos próximos seis meses, em temas como gestão básica, cooperativismo, comercialização, captação de recursos, marketing digital, prospecção de mercados, prospecção de novos associados, fortalecimento de lideranças, agregação de valor aos produtos e capacitação em vendas digitais – além de redes e mídias digitais. O que se espera é uma cooperativa forte.

 

“Como resultado, esperamos a integração dos artesãos por meio do cooperativismo e a aplicação prática dos conceitos de economia criativa, além da restituição da capacidade produtiva das localidades. Estamos abrindo espaço para novas oportunidades, ampliando o mercado consumidor e garantido a diversificação econômica dos municípios.” (Andréa Furtado, analista de Economia e Inovação da Fundação Renova)

 

A Semana Criativa de Tiradentes é um festival anual que reúne grupos criativos e pesquisadores de tendências (trend hunters) para repensar, trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular o empreendedorismo através do design, do artesanato de tradição, da arquitetura e de manifestações, como o Movimento Baker.

 


Voltar

Confira também: