(31) 9 8933-2498

Dia da Inconfidência é comemorado mais uma vez com Ato Simbólico em Ouro Preto


22/04/2021 às 12h43

O Dia da Inconfidência foi comemorado no início da manhã de hoje, em Ouro Preto (MG), neste 21 de abril de 2021, pela segunda vez por meio de Ato Solene Simbólico, na Praça Tiradentes, sem participação de público e agraciados, devido à pandemia do novo coronavírus. Neste ano, o Museu da Inconfidência e a Estátua de Tiradentes foram iluminados de verde, em referência aos profissionais de saúde que atuam no combate à COVID-19 em todo estado.

 

Durante o Ato Simbólico, que substituiu a tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a Capital de Minas Gerais foi transferida, simbolicamente, para Ouro Preto. Um Dragão da Inconfidência marchou sozinho, em um tradicional tapete feito de serragem, levando uma coroa de flores do Museu da Inconfidência até a estátua de Tiradentes, onde foi feita a sua aposição. Um corneteiro da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiro Militar executou o Toque de Silêncio. E um Cadete do Corpo de Bombeiro Militar entregou o fogo simbólico para um Cadete da Polícia Militar, que acendeu a Pira da Liberdade, aos pés da Estátua de Tiradentes.

 

A data marca o dia de homenagem aos Inconfidentes, com destaque para o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o qual é Patrono da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O Comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Joilson Fernandes Bittencourt comandou o policiamento do Ato Simbólico. “O Ato marca a importância de Tiradentes para os cidadãos da Região dos Inconfidentes e, ainda que realizada de forma diferenciada, a homenagem é relevante pelo simbolismo de referência à Inconfidência Mineira”, ressaltou o Tenente-Coronel Joilson. Também estiveram presentes o Comandante do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, Capitão BM Márcio Guerra de Toledo, e o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.

 

Mais uma vez, a entrega da Medalha da Inconfidência foi suspensa por meio de Decreto do Governo do Estado. A comenda é a maior honraria concedida a entidades e personalidades que prestaram relevantes serviços, contribuindo para o desenvolvimento de Minas. A homenagem foi criada no ano de 1952, pelo então Governador Juscelino Kubitschek.


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.
© 2017 - 2021 | Desenvolvido por Masterix Sistemas