Equipe do SAAE faz visita técnica a ETE do Reassentamento do Bento


10/02/2021 às 21h19

Uma equipe técnica do SAAE Mariana, esteve recentemente no reassentamento de Bento Rodrigues para acompanhar o andamento das obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) que será operado pelo SAAE. 

Engenheiros da Fundação Renova responsáveis pela construção da ETE, explicaram para equipe do SAAE todo sistema proposto para a Estação que já está em estado avançado de construção. 
É considerado esgoto doméstico qualquer água que tenha sido utilizada para banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário em uma residência. Os sistemas de coleta e tratamento reduzem o risco de contaminação e transmissão de doenças, além de controlar a poluição de corpos d’água, como córregos, lagoas e rios — as principais fontes alternativas de captação para comunidades que residem próximas a eles.

O tratamento do esgoto doméstico já começa dentro de casa, nas caixas de gordura e de passagem. Depois, ele é conduzido por uma tubulação até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), por onde ele vai passar por outras etapas (veja abaixo). Só depois de um longo processo que o esgoto tratado poderá ser devolvido ao rio ou reutilizado para irrigar árvores e jardins, por exemplo.

Ilustração: Humberto Guima

No caso da ETE da comunidade de Bento Rodrigues vem sendo constituído em três etapas: o tratamento preliminar, de remoção de sólidos grosseiros, as lagoas facultativas em paralelo, que fazem remoção de matéria orgânica, e as lagoas de maturação em série associadas a sistemas de filtração, que realizam o polimento do efluente, retirando nutrientes e contaminantes.

Todo o sistema é conhecido pela sua alta eficiência e pela baixa geração de odores, além da localização da Estação ter sido escolhida com cuidado, para que não impactasse negativamente a ambiência do reassentamento. – uma boa notícia para as famílias que vão morar próximas às ETES. Além disso, a manutenção é simples, sem necessidade de produtos químicos e nem de energia elétrica para o seu correto funcionamento.

O SAAE Mariana se orgulha em estar acompanhando o andamento das obras, tendo como princípio o zelo para com a comunidade dos reassentados.


Voltar

Confira também: