Novo Complexo de Saúde amplia serviços para a população de Cachoeira do Campo e região

Sala de observação Feminina depois da reforma. Divulgação ASCOM/PMOP

Novo Complexo de Saúde amplia serviços para a população de Cachoeira do Campo e região

21/09/2017 às 14h52

A Prefeitura de Ouro Preto implantou um novo Complexo de Saúde em Cachoeira do Campo. Entre as melhorias estão a ampliação das equipes de atendimento e do horário da farmácia, a chegada de mais uma ambulância sanitária e o início, em breve, do serviço de coleta de exames gratuitamente.

 

As mudanças fazem parte de uma reorganização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde para otimizar o atendimento à população. “Estamos aumentando a policlínica, transformando-a em um o Complexo de Saúde, aumentando mais uma equipe de PSF e mantendo uma equipe para atendimento de urgência em parceria com o curso de medicina da UFOP. Estamos também ampliando o horário de atendimento da farmácia até às 19hs, para que ela possa atender àquele trabalhador que sai do serviço às 18h. Além disso, vamos colocar a coleta de exames no Complexo, para que a pessoa possa, em um só lugar, ter a consulta, pegar o remédio e ter a coleta do exame”, explica o prefeito Júlio Pimenta.

 

O novo Complexo tem como foco a prevenção e promoção da Saúde. São oferecidas à população as especialidades ginecologia e pediatria. Além disso, o médico plantonista também atende pediatria. No total, são 17 consultórios, todos equipados com computador ligado à internet e impressora. A sala de estabilização, que possui toda a aparelhagem para atendimento de urgência, também continua funcionando normalmente e a sala de fisioterapia ganhou um espaço mais amplo, com novos aparelhos. Outra melhoria foi a informatização da farmácia, que agora possui um sistema interligado à Farmácia Central, evitando a falta de medicamentos, por exemplo.

 

A mudança das equipes dos PSFs para o Complexo também agilizou o atendimento à população. Os casos de urgência agora são encaminhados diretamente para a sala de exames. “Antes, se alguém estivesse em uma consulta no PSF e fosse necessário um Eletro, por exemplo, o paciente teria de ser deslocado até a Policlínica para fazer o exame. Agora ele é atendido e, se necessário, acompanhado pelo médico de urgência, diminuindo assim o tempo de atendimento, o que pode salvar uma vida, caso, este, acontecido nesta semana”, conta o vice-prefeito, Tico Miranda. Ele também ressalta a melhoria no atendimento à população que já pode ser observada durante esses dias. “A mudança foi feita e o pessoal tem elogiado bastante, pois diminuiu o tempo de espera e todos conseguem ser atendidos. A comunidade ganhou com essa mudança”,

 

As modificações começaram nesta segunda-feira, dia 18 de setembro. O horário de atendimento no Complexo é de 7h às 19h e dos PSFs continua de 07 às 16h. No horário extra de funcionamento (entre 19h e 7h), os casos são atendidos pelo SAMU, que teve sua Base Descentralizada inaugurada no último sábado, no antigo Lactário, e tem atendimento 24 horas por dia. Os casos agudos que precisam de exames, raio X, etc, são encaminhados pelo SAMU ou pelas equipes do PSF para a UPA de Ouro Preto, procedimento que sempre foi realizado desta forma.

 

Todos os serviços são gratuitos. O Complexo de Saúde fica localizado na Rodovia dos Inconfidentes, km 74. Para urgência e emergência, a população deve procurar o SAMU pelo telefone 192.

 

 

 

 

 

 


Voltar

Confira também: