Nova diretora do Museu da Inconfidência toma posse nesta segunda-feira (18)


19/09/2017 às 12h16

A nova diretora do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), Deise Cavalcanti Lustosa, arquiteta urbanista, tomou posse no cargo nesta segunda-feira (18), após seleção em chamamento público organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus. Ela substituirá o romancista, ensaísta e membro da Academia Mineira de Letras Rui Mourão, que solicitou aposentadoria após dirigir a unidade desde 1974.

Natural do Rio de Janeiro e residente em Ouro Preto, a nova dirigente do Inconfidência é especializada em Cultura e Arte Barroca pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto e em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (1990). Foi sócia-proprietária da MD Arquitetura e Consultoria Ltda. e atuou em inúmeros projetos de conservação e restauração, com destaque para bens tombados pelo IPHAN dentro do Programa PAC das Cidades Históricas em Mariana, MG.

Entre outras experiências profissionais, Deise foi diretora administrativa do Museu do Oratório, por 10 anos, onde foi responsável pela manutenção física, conservação e gestão do acervo e de pessoas. Também participou da criação e implantação do Sistema de Museus de Ouro Preto e foi presidente e diretora da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP – e diretora de Conservação e Restauração do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

 


Voltar

Confira também: