(31) 9 8933-2498

Mariana entrega Medalha Dia de Minas, veja a lista completa


14/07/2020 às 08h36

 

Fundada em 1696 por bandeirantes paulistas em busca de ouro, a antiga Vila do Carmo celebra seus 324 anos de história, trabalho, lutas, cultura e arte. A cidade é reconhecida como berço de grandes artistas, poetas e escritores e atrai inúmeros visitantes por suas belezas naturais, culturais e arquitetônicas.

Em 16 de julho é realizada a tradicional solenidade do Dia de Minas, que confere a comenda a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Mariana e do estado. Neste dia, a Primaz  recebe o título simbólico de capital de Minas Gerais.

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a solenidade não acontecerá de forma presencial, a fim de evitar aglomerações. Entretanto, o município não deixará de reconhecer e homenagear as pessoas que são importantes para o município e para estado de Minas Gerais.

Não haverá transmissão ao vivo, mas os marianenses poderão conferir, pelas redes sociais e pelo site da Prefeitura de Mariana, os homenageados com a medalha do Dia de Minas em 2020. Além da medalha, os agraciados receberão um certificado e uma peça artística esculpida em madeira, que representa a torre sineira da Casa da Câmara de Mariana.

Segundo o prefeito Duarte Júnior, é importante, mesmo que não seja de forma presencial, realizar este evento para Mariana e para Minas. "Não podemos deixar de registrar o aniversário de Mariana e do "Dia de Minas". É uma incumbência que assumimos com muita responsabilidade, neste tempo de pandemia. Mariana faz 324 anos e sua história não é apenas o passado, é também o hoje. Muitas pessoas fazem, todos os dias, ações que engrandecem o nome da Primaz das Gerais nos mais diversos seguimentos da vida moderna”, disse. O prefeito completa que, mesmo sem a cerimônia cívica para entrega da medalha, a outorga segue com o mesmo brilho e reconhecimento aos agraciados, preservando e continuando a tradição. 

DIA DE MINAS –  Instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, a celebração do “16 de Julho” como o "Dia do Estado de Minas Gerais" é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo. A ideia foi lançada em 1977, na sessão alusiva ao 281º aniversário de Mariana. Com o apoio do então presidente na Casa de Cultura de Mariana, o historiador Waldemar de Moura Santos, dos acadêmicos, autoridades municipais e comunidade, Roque Camêllo encaminhou a proposta ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa. Com base em razões históricas identificadas e pelas diversas primazias de Mariana, especialmente por ter sido o primeiro núcleo urbano organizado, instituiu-se o dia “16 de Julho” como o "Dia do Estado de Minas Gerais". Neste dia, Mariana volta a ser a principal cidade do estado, conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira, com a transferência da capital para o município.

CONFIRA A LISTA DE AGRACIADOS:
1- General Alcio Alves Almeida e Costa (Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve – Montanha)
2- Dr. Edmundo Antônio Dias Netto Júnior (Procurador Federal de Minas Gerais)
3- Orlando Amorim Caldeira (Prefeito de Itabirito)
4- Ronaldo Fraga (Estilista)
5- Geraldo Martins Godoy (Prefeito de Periquito)
6- Antônio Sérgio Rocha de Paula (Procurador Geral da Justiça)
7- Lélio Pedrosa Mendes (Historiador)
8- Dra. Graça Maria Borges de Freitas (Juíza do Ministério do Trabalho de Ouro Preto)
9- Wagner Pinto de Sousa (Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais)
10- Dr. Geraldo das Graças de Castro Queiroz (Procurador do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho de Minas Gerais)
11- Dr. Mário de Paula Franco Júnior (Juiz Federal em Belo Horizonte)
12- Léa Dias dos Reis (Poetisa e Professora)
13- João Bosco Cerceau Ibrahim (Vereador)
14- Cristiano Castelucci Arantes (Delegado da Polícia Civil de Mariana)
15- Danilo Brito das Dores (Secretário de Saúde)
16- Dr. Thomas Goodhead (Advogado)
17- Denise Valadares (Estilista)
18- Dr. André Leite Praça (Corregedor-Geral de Justiça do TJMG)
19- Dr. Geraldo Flávio Vasques (Procurador de Justiça)
20- Marcelo Martins Pereira (Caixa Econômica de Belo Horizonte)
21- Ademir Siqueira de Faria (Tenente-Coronel da Polícia Militar)
22- Ronaldo Alves Bento (Vereador)
23- Duarte Eustáquio Gonçalves (Ex-vereador)


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.