Videoaulas gratuitas de artesanato e culinária são disponibilizadas durante pandemia


Conteúdos estão sendo publicados no canal da artista plástica e artesã Bianca Lemes no YouTube

06/07/2020 às 19h19

O período de isolamento social pode ser uma oportunidade para aprender mais sobre técnicas de artesanato e dicas de culinária. A Fundação Renova, em parceria com a Emerenciana Crochê, está produzindo uma série de videoaulas gratuitas sobre esses temas. Os conteúdos são publicados semanalmente no canal da artista plástica e artesã Bianca Lemes no YouTube.

“Inicialmente, a ação foi pensada para atender ao público que participa das atividades da Casa dos Saberes, mas percebemos que o vídeo alcança outros grupos e decidimos deixá-los disponíveis para os interessados pelo tema”, diz Adebal de Andrade, analisa de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova. O enfrentamento à pandemia da Covid0-19 inviabilizou atividades presenciais, e as videoaulas são uma alternativa de aprendizado.

Ao todo, serão oito vídeos divulgados nos meses de junho, julho e agosto. O primeiro vídeo já está disponível e pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=ydmeee62ptQ

Os conteúdos sobre artesanato serão apresentados por Bianca Lemes, que ensina a fazer peças como capa de bolo e cachepôs de crochê. A artesã também vai abordar o processo de precificação dos artesanatos, considerando as horas de trabalho, o material utilizado e itens como embalagens e etiquetas.

Já as aulas de culinária serão comandadas pela especialista em política cultural e patrimonial Patrícia Brito, que desenvolve um trabalho sobre memória gustativa e saberes tradicionais. Ela vai mostrar como cuidar da saúde alimentar usando plantas que podem ser cultivadas em hortas caseiras e dar dicas de alimentos, sucos e chás que desintoxicam o organismo. Os vídeos também vão abordar como fazer cosméticos, xampus e até inseticidas naturais para as plantas.

A iniciativa faz parte do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística da Fundação Renova. Posteriormente, os vídeos serão disponibilizados no canal da Fundação Renova. Entre as próximas ações do programa, estão previstas atividades remotas voltadas ao público jovem.

 

Casa dos Saberes

A Casa dos Saberes, localizada no centro de Mariana, é um espaço de convivência para as comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, destinado para realização de reuniões, oficinas, cursos, além de atividades sociais e culturais diversas. O objetivo do local é promover o fortalecimento dos vínculos comunitários entre as famílias dessas localidades que foram deslocadas após o rompimento da barragem de Fundão.

A costura, o crochê e o bordado, saberes dessas comunidades, foram retomados pelas mulheres que frequentam os cursos e oficinas oferecidas no espaço, gerando renda com a comercialização dos artesanatos.

Atualmente, a Casa dos Saberes está fechada devido ao isolamento social necessário para o combate à pandemia do novo coronavírus.

 


Voltar

Confira também: