Alunos da rede pública de Mariana recebem conteúdos digitais durante isolamento


Vídeos lúdicos e educativos também estão sendo publicados no canal Mundo Jojoba no YouTube

19/05/2020 às 08h31

Para que as crianças e jovens mantenham contato com atividades educativas e pedagógicas enquanto estão em casa, no período de isolamento social, a Companhia Lunática, em parceria com a Fundação Renova, está produzindo vídeos lúdicos e educativos. A série de conteúdos digitais é enviada para alunos da rede pública de Mariana (MG) e também é publicada no canal Mundo Jojoba no YouTube.

Os episódios de “Em Casa com Jojoba” trazem jogos da cultura popular, contação de histórias, música e dança. Além disso, a personagem Jojoba, que apresenta os vídeos, dá dicas de cuidado e segurança para o combate do novo coronavírus.

O conteúdo é distribuído via WhatsApp por diretores de escolas para pais de alunos da rede pública de Mariana. Os vídeos são divulgados às segundas, quartas e sextas, às 10h. Inicialmente, serão 15 episódios com cerca de 10 minutos. A série também será disponibilizada no YouTube da Fundação Renova após a apresentação de todos os episódios.

“Os vídeos são uma oportunidade para atrair a atenção das crianças a algo educativo e fora da televisão, estimulando inclusive momentos de interação dos pais com seus filhos”, destaca a analista de Educação e Cultura da Fundação Renova, Maria Fernanda Massimo.

Um dia antes da veiculação dos vídeos, são enviadas chamadas por meio do Whatsapp convidando para assistirem aos episódios. Além disso, o público recebe materiais que complementam os vídeos principais com dicas de leitura e trava-línguas, por exemplo.

A ação é realizada pela Fundação Renova e faz parte do projeto de sociabilidade para crianças e jovens do Programa de Recuperação de Escolas e Fortalecimento da Educação Pública na Bacia do Rio Doce. A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Educação de Mariana e é produzida pela Companhia Lunática.

Produção
A equipe envolvida na produção dos conteúdos permanece em isolamento e segue uma metodologia específica de trabalho, que inclui reuniões virtuais e respeita a todas as normas do Ministério da Saúde para prevenir a disseminação do coronavírus.

 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Imagem: DP


Voltar

Confira também: