Prefeitura de Mariana inaugura o novo prédio do CAPSij

A coordenação da saúde mental e o prefeito Duarte descerram a placa de inauguração

15/05/2020 às 12h13

Na manhã dessa sexta-feira (15), a população de Mariana recebe o novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij), que leva o nome de Dona Terezinha de Oliveira Ferreira.

A cerimônia com número super reduzido de convidados contou com a presença do prefeito Duarte Junior, do vice Newton Godoy, do Secretário de Saúde Danilo Brito, da representante da Fundação Renova Lígia Pereira da coordenadora da saúde mental da rede municipal de saúde, Germana Bonfioli, além de familiares de Dona Tereza. 

A coordenadora e referência técnica em saúde mental do CAPSij, Germana Bonfioli, destaca a importância da sede para o conforto daqueles que são acompanhados pelo serviço. “A principal importância da sede para o município será a melhoria da qualidade do serviço ofertado, devido à estrutura do espaço. São melhores condições para atender à demanda que cresce desde 2015”, enfatizou a coordenadora.

 O espaço, localizado no centro histórico da cidade, foi reformado e ganhou novas áreas, o que possibilita a ampliação do atendimento, tratamento e acolhimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais graves e persistentes no município e região.

As obras foram realizadas pela Fundação Renova e fazem parte do compromisso firmado entre a instituição e a Prefeitura Municipal de Mariana. A Secretaria de Saúde do município fará a gestão do novo centro, na rua Senador Bawden, número 61, no centro de Mariana

O local, que originalmente possuía 100 metros quadrados, passa a ter 300 metros quadrados de área construída e mobiliada. E conta com novas salas de atendimento, um centro de enfermagem e acolhimento, além de uma área de oficina de trabalho para as equipes de saúde.

O Centro também ganhou uma área externa com jardim. “Esse é um diferencial da nova estrutura, que possibilitará o desenvolvimento de atividades psicossociais complementares”, destaca Igor Damiani, especialista do Programa de Saúde da Fundação Renova.

O atendimento do novo CAPSij será integral e realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos clínicos, psiquiatra, assistentes sociais, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, sociólogo e arteterapeuta, como consta no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Funcionamento
De acordo com a Prefeitura de Mariana, devido ao enfrentamento do novo coronavírus, os atendimentos presenciais no CAPSij serão restritos aos casos de urgência e/ou alta complexidade. Os demais quadros terão assistência remota. Para qualquer dúvida e orientação, os marianenses devem entrar em contato por meio do telefone: 3558-5494.

Obras no período de pandemia
As obras do novo CAPSij haviam sido paralisadas em 20 de março devido à pandemia de coronavírus, mas foram retomadas no início de abril após acordo da Prefeitura de Mariana com a Fundação Renova. As intervenções foram realizadas com todas as recomendações do Ministério da Saúde. Os colaboradores voltaram ao trabalho respeitando o distanciamento mínimo de 2 metros, o uso de máscaras e álcool em gel, além de terem a temperatura corporal aferida diariamente. Os trabalhadores que pertenciam ao grupo de risco não voltaram às atividades. 

 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: