Cartilha orienta comunidade sobre guarda responsável de animais


Material traz informações, dicas e curiosidades a respeito de bichos de estimação e criação

28/04/2020 às 09h49

Com o objetivo de orientar a comunidade atingida sobre o bem-estar e o cuidado com os animais, o Programa de Assistência aos Animais da Fundação Renova desenvolveu uma cartilha sobre a guarda responsável. O material traz informações sobre os direitos dos animais, abandono, maus-tratos e responsabilidades dos tutores, bem como dicas e curiosidades dos bichos de estimação e de criação.

 

O conteúdo é válido para o dia-a-dia e também para o período de isolamento social, devido ao enfrentamento à pandemia da Covid-19. Com os animais mais confinados, é preciso estar atento à higienização do ambiente e dos utensílios dos bichos, além de proporcioná-los condições e recursos para que se comportem naturalmente. Dessa forma, eles podem explorar o ambiente onde vivem e se exercitem.

 

A cartilha ficará disponível no site (www.fundacaorenova.org) e nos canais oficiais da Fundação Renova e também será distribuída para as famílias atingidas de maneira virtual neste momento de combate ao coronavírus.

 

O programa trabalha diretamente com animais resgatados após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. Depois de uma fase inicial de resgate e tratamento dos animais, o programa oferece cuidados necessários para os bichos até que eles possam retornar a seus responsáveis.

 

Duas fazendas funcionam como abrigos temporários para estes animais. Uma é destinada ao acolhimento dos animais de grande porte (suínos, equinos, muares e bovinos) e está localizada no município de Barra Longa (MG). Já o Centro de Acolhimento Temporário de Animais (Cata), onde estão abrigados os animais de pequeno porte (cães e gatos) sob a guarda da Fundação, fica em Mariana. O programa também procura dar destinação aos animais que não foram reconhecidos por meio de campanhas de adoção – mais de 110 cães e gatos já foram adotados.

 

Coronavírus

Como medida de segurança contra o coronavírus, a Fundação Renova suspendeu as visitas às fazendas onde estão os animais da população atingida. O tutor que quiser informações sobre os seus animais deve entrar em contato com equipe de Diálogo da Fundação Renova ou por meio do telefone 0800 031 2303.

 

Nesse período, a Fundação mantém nas fazendas a realização de atividades básicas pertinentes ao manejo de animais, pautadas na garantia da manutenção das condições de bem-estar.


Voltar

Confira também: