Consórcio da Região dos Inconfidentes amplia capacidade de UTI para atender Mariana, Ouro Preto e Itabirito


27/03/2020 às 07h46

A ampliação de leitos de UTI que atenderá toda região dos Inconfidentes é tema de uma reunião entre as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Mariana, Ouro Preto e Itabirito na manhã desta quinta-feira (26) em Ouro Preto.

Para essa ampliação a Santa Casa de Ouro Preto já está adaptando uma ala onde serão os novos leitos UTI.  Os recursos são provenientes dos 3 milhões que o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Belo Horizonte e a Justiça do Trabalho em Ouro Preto, determinaram que parte de indenização por dano moral coletivo paga pela mineradora Samarco por causa do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, seja destinada ao combate ao novo coronavírus no interior do estado. Os marianenses perguntarão: mas Mariana poderia ter sua UTI? A resposta é que Ouro Preto é sede da Microrregião dos Inconfidentes, por isso será instalada naquele município.

O secretário de saúde de Mariana Danilo Brito, falou sobre importância da implantação dos novos leitos de UTI, devido à crescente demanda por serviços de saúde depois do acidente da Samarco. Com a Pandemia causada pelo novo coronavírus, os municípios tem encontrado dificuldade em atender todas as demandas principalmente aquelas que dependem de internação hospitalar e leitos de UTI.

“Temos que nos unir em consórcio e fazer o melhor por nossa região. Não faço política com saúde. As dificuldades são enormes em conseguir os equipamentos para equipar nossa UTI, mas estamos concentrando esforços com toda nossa equipe da secretaria. Isso é gestão e não opção “. Disse Danilo Brito.

Estiveram presentes os secretários de Ouro Preto Paulo Xavier, de Itabirito Dr. Marco Antônio, além dos diretores do Hospital Monsenhor Horta, Thiago Alvarenga, do provedor da Santa Casa Marcelo Oliveira, representante do hospital de Itabirito.

Foto:Ane Souz


Voltar

Confira também: