A Secretaria Municipal de Saúde de Mariana informa que foram notificados nessa segunda-feira (16), três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no município.
Definição de caso suspeito:
Situação 1: FEBRE¹ e SINTOMA RESPIRATÓRIO² + Retorno de viagem de área afetada³ nos últimos 14 dias.
Situação 2: FEBRE¹ ou SINTOMA RESPIRATÓRIO² + Contato próprio de caso CONFIRMADO ou SUSPEITO.
Situação 3: CONTATO DOMICILIAR COM CASO CONFIRMADO NOS ÚLTIMOS 14 DIAS + FEBRE OU SINTOMA RESPIRATÓRIO.
¹ - Febre (temperatura maior igual 37.8) pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.
² - Sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) com histórico nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
³ - As áreas de transmissão local atualizadas são disponíveis em: http://saude.gov.br/saude-de-
Os casos suspeitos notificados no município de Mariana são de 1 paciente do sexo masculino, de 45 anos, com histórico de viagem para a Alemanha, Hungria e República Tcheca. O paciente está com quadro clínico leve, sem indicação de internação hospitalar até o momento.
Os outros dois casos são pacientes do sexo feminino, 40 e 22 anos, uma delas com histórico de viagem para a Alemanha, Hungria e República Tcheca, e a outra com histórico de contato com paciente suspeito com viagem realizada anteriormente. Ambas apresentam quadro clínico leve e não necessitam de internação hospitalar.
Os casos estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde conforme o Protocolo disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde e os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, bem como seus familiares.
A Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a todos, pois está preparada para o enfrentamento do coronavírus, e segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença, com profissionais treinados e atuantes em Vigilância Preventiva.
No estado de Minas Gerais, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (16), são 420 casos suspeitos, 6 casos confirmados e 85 descartados. Totalizando 511 notificações.