Prefeitura busca parcerias em favor da proteção das bacias hidrográficas de Mariana


12/03/2020 às 08h31

Prefeitura busca parcerias em favor da proteção das bacias hidrográficas de Mariana

No último final de semana, o prefeito Duarte Júnior recebeu a visita do representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, coordenador geral de revitalização de nascentes, Henrique Veiga. Um Termo de Cooperação Técnica foi discutido e terá como objetivo recuperar e trazer vida aos rios da região de Mariana. A parceria, caso seja confirmada nos próximos dias, terá também como um braço atuante o Instituto Espinhaço, que já atua nos distritos de Furquim e Águas Claras com o projeto Produtor de Águas, onde recuperam as nascentes e protegem as bacias existentes na região.

As ações, todas elas integradas, objetiva alcançar a gestão dos recursos hídricos para efetivar atividades socioambientais, como recuperação de áreas de proteção permanente, conservação e recuperação de nascentes, controle da poluição e saneamento, recomposição da cobertura vegetal, entre outras.

O prefeito Duarte Júnior afirmou que o termo de cooperação reforçará ainda mais a busca de investimentos nas áreas rurais de Mariana e que o serviço pode se tornar referência no Estado de Minas Gerais. “Queremos muito estabelecer este acordo, que auxiliará ainda mais a preservação de nossas bacias, contribuindo para a segurança hídrica, para o abastecimento humano e para o fomento à produção agropecuária”.

Durante o encontro, realizado nos distritos onde o Produtor de Águas está em andamento, Henrique pontuou sua satisfação com o engajamento dos produtores com os trabalhos realizados e frisou que a continuidade dos serviços e o esforço em conjunto só reforçará e validará uma política de estabelecimento de cuidado com as águas e com as bacias, beneficiando diretamente às famílias, seus filhos e suas gerações futuras. “É um prazer estar nesta cidade tão importante para o nosso Estado. Essa parceria é jogar uma luz, é amplificar este esforço está acontecendo em várias partes do país. Foi muito gratificante ouvir os relatos dos produtores e ver que compraram a ideia, se envolvendo e se engajando cada vez mais nos processos. É uma satisfação e esperamos poder seguir esta parceria e dar esta continuidade e futuramente expandir para outros distritos”.

FOTO: DIVULGAÇÃO OFICIAL l PREFEITURA DE MARIANA

--
 

Voltar

Confira também: