Codema retoma as atividades e debate sobre os pontos de captação de água em Mariana


12/02/2020 às 08h34

 

Retornando às atividades, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Mariana, Codema, se reuniu nesta segunda-feira para debater algumas pautas, dentre elas os pontos de captação de água do Saae. A pauta foi discutida devido à necessidade de outorga, um ato administrativo, de autorização ou concessão para uso ou interferência de recursos hídricos, cedido pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) para a captação em propriedades públicas e privadas. 

Rômulo Pereira, engenheiro ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, destacou, inclusive, a importância da atividade em áreas privadas, uma vez que a companhia de saneamento realiza um processo de preservação das nascentes, melhorando a quantidade e qualidade da água. 

Em seguida, os conselheiros e conselheiras decidiram os documentos necessários para reivindicação de movimentação de terras no município. Por fim, foi realizado a prestação de contas das atividades realizadas pelo projeto Produtor de Águas, do Instituto Espinhaço em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que desempenha um trabalho de conscientização dos produtores rurais, construção de barraginhas e plantio de espécies nativas.

 


Voltar

Confira também: