Órgãos de segurança e Samarco realizam treinamentos para simulados em Barra Longa e Mariana


13/09/2019 às 12h58

Com foco nos simulados que serão realizados pela Defesa Civil de Mariana e Barra Longa na próxima semana, representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil dos dois municípios e empregados da Samarco participaram de ações preparatórias. A programação do treinamento, de 9 a 11/9, incluiu uma visita conjunta dos grupos organizadores e órgãos de segurança ao Complexo de Germano, em Mariana. Os simulados envolvendo a comunidade acontecerão na quinta-feira (19) em Barra Longa e no sábado (21) em Mariana.

 

Durante a visita à Samarco, os participantes foram treinados no Plano de Ações Emergenciais de Barragens de Mineração (PAEBM) da empresa e conheceram o plano de retomada operacional da empresa. Os grupos conheceram também o Sistema de Monitoramento da Samarco, que conta com cerca de 840 equipamentos para controle e monitoramento das estruturas geotécnicas, e visitaram o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), em funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Além dos treinamentos, nesta semana também aconteceram reuniões com as comunidades para mobilização, que contou com ações como panfletagem e anúncio em rádios locais, bem como carros de som para sensibilizar a população sobre a importância da participação nos simulados.

 

Para concluir a semana, ontem (12) e hoje (13), foram realizados os tabletops, simulados de mesa no qual o mapa de cada distrito é analisado separadamente. O exercício envolve os participantes em discussões sobre cenários possíveis, liberação de recursos, rotas alternativas, frentes de trabalho e definição de prioridades.

 

Trabalho em conjunto

“Essa proximidade e troca com os órgãos responsáveis pela resposta à emergência dos municípios e do Estado é fundamental para que todos que atuam no processo saibam como é feita a gestão e o monitoramento das barragens da Samarco”, destaca a coordenadora dos simulados da Samarco, Melissa Manger.

Melissa também falou sobre o trabalho realizado para fortalecer cada vez mais a gestão de riscos na empresa. “A primeira etapa da gestão de riscos é a prevenção e temos investido muito em melhorias nas nossas barragens. A segunda etapa da gestão de riscos é preparar as respostas e é aí que entra o Sistema de Defesa Civil, que reúne as defesas civis, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o empreendedor. É importante estarmos prontos e sabendo cada um o seu papel e que a comunidade também esteja junto nesta importante ação que é o simulado”.

 

A subsecretária da Defesa Social de Mariana, Raquel de Souza Oliveira, participou dos treinamentos para o simulado e destacou que esse ano percebeu maior participação de representantes da comunidade. "Já participei dos simulados e das ações prévias a ele em outros anos e vejo a atuação mais efetiva das comunidades nesse ano, que não só participam de todas as ações antes do evento, como também contribuem com sugestões muito válidas, fazendo com que o simulado seja construído de forma conjunta". 

 

O primeiro sargento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) em Mariana, Roberto Luciano Pinheiro de Oliveira, participou de todos os simulados. Ele destacou a importância da realização dos treinamentos. "É uma forma de fazer com que todas as autoridades envolvidas e a comunidade troquem informações para aprimorar os simulados. É um exercício natural de compartilhamento de ideias inovadoras, que motiva e prepara todos os envolvidos no evento".

 

 


Voltar

Confira também: