Barra Longa comemora feriado com ações solidárias e sociais no Dia da Cidadania


A terceira edição do evento, realizado pela Prefeitura do município, reuniu a população na praça Manoel Lino Mól

11/09/2019 às 09h50

Os moradores de Barra Longa (MG) aproveitaram o feriado de 7 de Setembro para participar de diversas atividades e serviços gratuitos na 3ª edição do Dia da Cidadania, que aconteceu na praça Manoel Lino Mól. O destaque da programação foi a formatura da 3ª turma da Guarda Mirim do município.

Na ação solidária e social, foi possível emitir documentos, confeccionar currículos, receber orientações médicas e odontológicas, aferir pressão arterial e glicemia, realizar exame de tipagem sanguínea e teste rápido para hepatite B e C, fazer cortes de cabelo, dentre outras atividades. Oficinas, pintura facial e a rua de lazer, com diversos brinquedos, garantiram a diversão das crianças.

Os projetos sociais “Barra Longa, Presente do Futuro Saudável”, conduzido pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), e “Caminhos”, do instituto Elos, apoiados pela Fundação Renova, a Cooperativa Rural Mista de Gesteira e as Meninas Bordadeiras de Barra Longa também marcaram presença no evento com oficinas, exposições e comercialização de produtos.

A artesã Margarida Pereira contou que fica feliz em ver um evento como esse acontecer em seu município. “Vemos várias barracas, com vários atendimentos ao povo. Vemos apoio para todo mundo aqui.”

Para Igor Oliveira, líder de Diálogo da Fundação Renova em Barra Longa, a ação estimula a comunidade a perceber que, por meio de parcerias, é possível vislumbrar um melhor lugar para conviver.  “Acreditamos que o caminho para construir um futuro sustentável é por meio do engajamento e da participação social. O envolvimento de novas pessoas nos projetos fortalece a rede que sonha e atua por uma Barra Longa melhor para se viver”, diz Oliveira.

Os aposentados Vânia Moreira, 70 anos, e Fábio Carvalho, 89 anos, aproveitaram a manhã com o neto Fábio Augusto, 24 anos. “Eu já olhei o meu tipo sanguíneo, que eu não sabia, medi minha pressão e minha glicose. Estou aproveitando de tudo”, diz Vânia. Seu neto explicou como a iniciativa anima a cidade: “Geralmente, não vemos muito movimento aqui em Barra Longa. Um evento como esse tira as pessoas de casa, traz as crianças para a praça, todos participam”, afirma o estudante.

O evento, que contou com o apoio da Fundação Renova, foi promovido pela Prefeitura Municipal de Barra Longa, em parceria com o Rotary Club de Ponte Nova e com a Faculdade Dinâmica.

De acordo com a Secretária de Assistência Social de Barra Longa, Viviane Moreira, a ação é uma oportunidade de acesso a diversas atividades, serviços e apresentações culturais. “É um momento de interagir, distrair e poder usufruir dos serviços sem custos que são oferecidos apenas em outra cidade.”

Crédito das imagens: Flávia Rodrigues.


Voltar

Confira também: