Ministério da Cidadania firma acordo de investimento de R$ 2,3 bilhões para qualificação de jovens


Parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) irá promover ensino profissional a 800 mil jovens inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal

31/07/2019 às 16h03

O Ministério da Cidadania acaba de firmar uma parceria para a qualificação de 800 mil jovens do Cadastro Único. O acordo feito com o Serviço Social da Indústria (SESI) prevê investimento de mais de R$ 2,3 bilhões em vagas para cursos profissionalizantes nos próximos quatro anos. A assinatura do termo de cooperação técnica ocorreu nesta terça-feira (30) entre o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade.

O ministro Osmar Terra destacou que este é mais um passo para oferecer alternativas aos jovens chamados de ‘nem-nem’, que nem estudam e nem trabalham. Além de representar um grande avanço para o País. “Associando os beneficiários à educação de excelência ofertada pelo SESI, estamos construindo uma agenda positiva para o futuro do Brasil. Essa parceria é o início de um novo ciclo e cria uma nova fórmula de colaboração do setor privado com o governo”, destacou.

Os jovens serão encaminhados pelo Ministério da Cidadania e as inscrições serão feitas pelo SESI. As vagas serão prioritárias para beneficiários do Bolsa Família que não estejam estudando nem inseridos no mercado de trabalho formal. De acordo com o presidente da CNI, Robson de Andrade, a parceria irá elevar a qualificação dos jovens para atuarem na indústria. “Além da qualificação profissional com carga horária de 300 horas, os alunos terão curso de reforço de português e matemática. Então todos nós estamos muito animados e conscientes de que esse trabalho vai contribuir para a construção de um Brasil melhor e mais justo”, ressaltou.

O Ministério da Cidadania atua para gerar emprego, renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único também por meio do Plano Progredir. No portal, é possível encontrar cursos de qualificação profissional, criação de currículo, vagas de emprego e informações sobre acesso a microcrédito. 


Voltar

Confira também: