Mariana foi hoje capital de Minas Gerais


16/07/2019 às 16h16

Ao som das badaladas dos sinos que celebram a padroeira, Mariana voltou a ter, na manhã desta terça-feira, 16, o título simbólico de capital de Minas Gerais. A primeira cidade e capital do estado celebrou seus 323 anos com a cerimônia do Dia de Minas, evento cívico originado há exatos 40 anos. Nesta edição, o evento agraciou 31 personalidades que se destacaram com contribuições para o município, o estado e o país.

A cerimônia contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que além de ser homenageado com a comenda do Dia de Minas, assinou um decreto que institui o Comitê Gestor do Rio Doce para garantir agilidade nas tomadas de decisões e apresentar soluções rápidas de reparação e compensação às cidades afetadas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015.

Zema também garantiu o repasse a Mariana dos recursos assinados em 2017 pelo Governo de Minas. “Iremos adiantar os recursos devidos a Mariana e não repassados pelo estado. Sou defensor do desenvolvimento econômico, somente através dele criamos empregos e podemos dar dignidade às pessoas. Que Mariana e as cidades afetadas possam se reerguer”, destacou o governador.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, ressaltou a resiliência dos marianenses, com uma história marcada por muitas vitórias e primazias, mas também pela maior tragédia ambiental do Brasil. Duarte também demonstrou publicamente sua confiança no futuro de Mariana e nos repasses do governo estadual. “Aprendemos que é preciso reinventar a nossa cidade, que é preciso diversificar a nossa economia. Mariana merece ser contemplada, ainda que com um pequeno percentual do valor recolhido pelos cofres do nosso estado. Vivemos uma tragédia que os marianenses sentiram e até hoje sentem em suas entranhas. Pede-se aqui, que Vossa Excelência, governador, faça justiça ao povo de Mariana”, disse.

Entre os agraciados com a comenda estava uma importante figura para a história de Mariana, o fotógrafo Márcio Eustáquio de Souza. Filho da Primaz de Minas, Márcio iniciou sua carreira ainda na infância. “Eu estou nas nuvens por receber essa medalha. Eu agradeço muito ao prefeito por ter me chamado, porque este era o meu sonho, mas eu nunca iria pedir por isso. O resultado é uma fascinação”, definiu emocionado.  

Foto: Pedro Ferreira


Voltar

Confira também: