Programa Vale Música leva concertos de jazz e música clássica para Ouro Preto


Orquestra Ouro Preto e Vale Música Jazz Band se apresentam dia 10 no Festival de Inverno de Ouro Preto

08/07/2019 às 11h35

Sobe ao palco, na noite desta quarta-feira (10/7), a Orquestra Ouro Preto com o concerto "Tirando a Casaca", uma homenagem a Ariano Suassuna e ao Movimento Armorial. Do frevo ao maracatu, o espetáculo une música de concerto, música popular e dança, convidando o público a um mergulho nas raízes musicais brasileiras. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo e participação do multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, a orquestra se apresenta, às 21h30, na praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Pela primeira vez em solo mineiro, o Vale Música Jazz Band irá realizar a abertura do concerto às 20h30. Comandado pelo maestro capixaba Eduardo Lucas, o grupo do Espírito Santo desembarca em Minas Gerais para uma apresentação musical que vai do jazz ao baião. A ação faz parte do Programa Vale Música, uma iniciativa da Vale de incentivo à música de concerto no Brasil, que busca, por meio da troca de experiência entre bandas e orquestras, a valorização da cultura no país.

Para o maestro da Jazz Band, Eduardo Lucas, participar do Festival de Inverno é uma grande oportunidade de intercâmbio artístico-educacional e também de incentivo à carreira musical. "É a primeira viagem do grupo para fora do estado e isso causa um grande impacto na vida desses meninos. Todos estão muito animados e honrados em abrir um concerto da Orquestra Outro Preto, que é referência no país", destaca.

O Programa Vale Música prevê a integração de projetos já patrocinados pela empresa, como a Orquestra Ouro Preto (MG) e o Vale Música de Serra (ES), além do Vale Música Belém (PA), Instituto Moinho Cultural (MS) e a Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ), que contam com o apoio da Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. "Estamos promovendo um intercâmbio entre as orquestras, os músicos e as regiões do Brasil que atuamos. É um encontro entre pessoas que têm vocação para a música com as orquestras que a Vale apoia", explica Hugo Barreto, diretor de Investimento Social da Vale.

 

Festival de Inverno de Ouro Preto

Há 52 anos o Festival de Inverno leva arte, cultura e história para as ruas de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. O tema que conduz as atrações deste ano é "Diálogos com os sertões das Gerais", traçando uma homenagem às Cavalhadas de Amarantina (distrito ouro-pretano) e aos 50 anos de fundação da UFOP. Realizado pela UFOP, o festival acontece entre 6 e 21 de julho e conta com o patrocínio da Vale.

Quem estiver na cidade para curtir o festival pode aproveitar para conhecer um pouco mais da região a bordo do Trem Turístico, que liga Ouro Preto a Mariana. A viagem dura cerca de uma hora e percorre vales, túneis, cachoeiras e paredões de pedras. Confira a programação completa e as tarifas para os passeios em www.vale.com/tremdavale. Mais informações podem ser solicitadas pelo 0800 285 7000 (Alô Ferrovias).

Serviço

Concertos da Orquestra Ouro Preto e do Vale Música Jazz Band.

Quando: 10 de julho (quarta-feira)

Horário: 20h30

Local: praça da UFOP, em Ouro Preto.

Entrada gratuita


Voltar

Confira também: