Formatura do EJA demonstra o poder da democratização do ensino


08/07/2019 às 09h21

“A educação move barreiras e muda vidas”, foi esta a mensagem deixada pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se formaram na última sexta-feira, 5, no Centro de Convenções. A noite foi marcada por sorrisos e lágrimas emocionadas dos formandos, que celebraram juntos a conclusão dos ensinos Fundamental e Médio, nas  Escolas Municipais Monsenhor José Cota, CEMPA e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. 

A EJA é uma modalidade educacional ofertada pela Secretaria de Educação àqueles que não tiveram condições de prosseguir seus estudos de maneira regular. De acordo com a Secretaria, o grande objetivo da iniciativa é democratizar o acesso à educação, como prevê a Constituição Federal. Além de possuir horários alternativos, que possibilitam que o aluno continue trabalhando enquanto estuda, a EJA também possui diretrizes pedagógicas próprias. 

Durante a cerimônia, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, manifestou sua emoção em ver tantos formandos. “Como é bonito ver como a EJA é capaz de mudar vidas de tantos marianenses! Com comprometimento e garra vocês irão ainda mais longe, tenho certeza. Agora estamos em um momento de reaquecimento da economia e as oportunidades de emprego só tendem a crescer nos próximos meses. Por isso, continuem seguindo em frente, a vitória é toda de vocês”, disse.

A noite ganhou ainda mais vida com as apresentações musicais e teatrais realizadas pelos alunos e professores. O orgulho também estava estampado no rosto dos familiares, que encheram o Centro de Convenções e comemoraram ao lado dos estudantes. 

Geralda de Jesus Cândido recebeu seu diploma do Ensino Médio e ressaltou o apoio dos filhos aos seus estudos. “Eu tenho três filhos, trabalho e cuido da casa praticamente sozinha. Não é fácil cuidar de tudo, mas eu tive determinação, até por conta dos meus filhos. A minha mãe não me deixou estudar, mas agora que eles cresceram eu disse que eu iria estudar e eles me deram a maior força”. Paralelo à EJA, Geralda se formou em um curso de cuidadora de idosos, mas o desejo é ir além: “Quero fazer enfermagem, até para aproveitar minha experiência como cuidadora”, comentou.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: