(31) 9 8933-2498

2ª Especializada Mangalarga Marchador bate recorde de animais inscritos


17/06/2019 às 15h36

Castanho, tordilho, um mais alto que o outro, dócil e até o mais difícil de domar. Eram diversos os cavalos e éguas que participaram do Circuito da Marcha da 2ª Especializada Mangalarga Marchador, que aconteceu entre os dias 12 e 15, no Parque de Exposições Mina Del Rey. A prova foi uma seletiva para o Campeonato Nacional, que acontece em julho, em Belo Horizonte.  

Com número recorde de animais inscritos, uma média de 100, a 2ª edição da Especializada superou as expectativas dos organizadores. “Percebe-se uma evolução do evento se compararmos ao ano passado. O número de animais inscritos dobrou e isso nos alegra, pois é a prova de que estamos no caminho certo para desenvolver a criação da raça em nossa região. O número de animais também é sinal de que a cidade estava movimentada, pois quando o criador vem, ele traz a família e se hospeda em hotéis, pousadas, consome em restaurantes, enfim, movimenta a nossa economia”, destacou o prefeito Duarte Júnior.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Wander Moreira, a Especializada já é atração confirmada em 2020 e com novidades. “A nossa proposta é fazer um evento ainda maior no ano que vem. A princípio estamos pensando em promover o Circuito da Marcha durante três dias consecutivos, sexta, sábado e domingo e, no final de semana seguinte, o Poeirão com show de algum artista conhecido nacionalmente”.

NACIONAL - Dos quase 100 animais, 26 se classificaram para o Campeonato Nacional, sendo 13 campeões e 13 reservados (vice-campeões). Para André Monteiro, proprietário do Cavalo campeão geral da Especializada em Mariana, a Nacional é um grande evento. “Trata-se da maior exposição de equinos da América Latina, onde encontramos os melhores animais, o que é muito importante para nós criadores”, afirmou André, que ainda destacou a felicidade em ser o grande campeão dos campeões. “Tínhamos animais excelentes na arena e ser classificado como o melhor entre eles é muito gratificante. O reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e sério”.

A 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador acontecerá entre os dias  16 e 27 de julho de 2019, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte.

A classificação completa pode ser conferida no site oficial do Mangalarga Marchador, http://www.abccmm.org.br.

POEIRÃO - Além do Circuito da Marcha, a Prefeitura de Mariana também promoveu no domingo, 16, o primeiro Concurso de Marcha Poeirão na cidade. O evento recebeu cerca de 40 inscrições de animais de diversas cidades, todos avaliados pelo arbitro Diego Vitral e premiados, de acordo com sua categoria. As provas duraram cerca de 5 horas até a disputa dos campeões, o que definiu o nome da grande vencedora do Poeirão 2019, a égua Barrama do Calambal do Cardial. Montada por Marcos Roberto Pimenta da Silva, de Oratórios, o título foi o pontapé que ele precisava para inscrevê-la em outros campeonatos. “A Barrama tem ganhado importantes títulos ultimamente, o que nos deixa ainda mais confiantes e orgulhosos. Estou certo de que ela tem um grande potencial e, por isso, pretendo leva-la para uma Nacional no ano que vem”, afirmou.

FEIRA DE ANIMAIS - Compondo o evento, na quarta-feira, 12, a Prefeitura de Mariana também realizou a primeira Feira de Pró-Genética e Pró-Fêmea. Em parceria com a Emater-MG e a ABCZ, a Feira trouxe bovinos melhorados geneticamente para o produtor.

De acordo com a técnica da ABCZ, Graziela Rocha, a ação garante uma melhora na qualidade do rebanho bovino, além de contribuir para o aumento da produção e da renda do produtor rural. “Os touros são registrados e têm diversas características aprimoradas que podem ser transmitidas para as novas crias. Isso é um ganho para o produtor, pois ele conseguirá ter maior lucro na sua propriedade, com melhores animais”, explicou.

FOTOS: ELIENE SANTOS | PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.