Programa Mãos Solidárias realiza mutirão voluntário na praça da Chácara em Marian


09/05/2019 às 10h19

No último sábado do mês de abril, 27, a comunidade do bairro Chácara recebeu equipes do Programa Mãos Solidárias e de voluntários locais que trabalharam juntos para revitalizar a Praça São Vicente. O cartão postal de acesso à cidade de Mariana, para quem vem na rodovia 262 do sentido Ponte Nova, foi completamente reformado, com ações que contemplaram a revitalização de bancos, substituição do sistema de iluminação, pintura geral, acabamento de alvenaria, limpeza do local, plantio de árvores e instalação de uma nova grade de proteção, demandas antigas dos moradores.

O prefeito da cidade, Duarte Júnior, compareceu ao mutirão para acompanhar as obras e conversar com as pessoas da comunidade. “Primeiro eu quero agradecer aos moradores que nos ajudaram a revitalizar a Praça da Chácara, ficou linda. E quero convidar toda a população a participar dos mutirões para que esse programa continue mais forte do que nunca.”

O engajamento da comunidade só foi possível devido às ações da Associação de Moradores da Chácara que ajudou na divulgação e realizou reuniões prévias para convocar os voluntários. Alessandro Sena, presidente da associação, elogiou a parceria que resultou em um novo espaço de lazer e convivência. “Acho muito importante a integração da comunidade com o poder público. Essa praça estava largada, algumas pessoas usavam para fins ilícitos, como o uso de drogas. Com a revitalização vai ficar melhor, a questão da nova iluminação que melhora a segurança, a limpeza, a poda das árvores, só temos a agradecer por tudo”.

Eliza Souza, moradora do bairro Chácara, levou toda a família para participar do mutirão voluntário. O filho de 10 anos e o marido, trabalharam todo o sábado ajudando nas ações de reforma do local. “É muito gratificante contribuir com pelo menos um pouquinho da melhoria do bairro. A pracinha pra gente aqui é muito importante para as crianças poderem interagir, para os adultos saírem de casa um pouco, bater um papo, para reunir mesmo a comunidade. É muito importante ter uma pracinha bacana”.

Luzia das Dores, que mora há 30 anos no bairro Chácara, trabalhou todo o fim de semana preparando o café e o lanche para os voluntários e equipe de profissionais da prefeitura que participaram do mutirão. Ela elogiou o resultado da reforma e falou sobre a importância da praça para a comunidade e toda a cidade. “Essa praça eu acho que é o cartão postal de Mariana para quem vem de Ponte Nova, uma referência. Ela estava mesmo precisando dessa reforma, ficou muito boa, acho muito importante para as crianças brincarem, pela iluminação, por todo o aparato que foi feito, eu agradeço de coração ao Mãos Solidárias, foi muito bom para nós”, disse Luzia.

Em apenas um dia, toda a praça São Vicente foi reformada. A ação é um projeto do Programa Mãos Solidárias, já em sua segunda edição, que acontecerá uma vez por mês em algum bairro da cidade de Mariana. O próximo espaço contemplado com a ação fica no bairro Colina, em um mutirão voluntário que será realizado ainda no mês de maio.

FOTO: RAFAEL SANTOS l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: