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Interrupções de linhas de ônibus que atendiam Passagem de Mariana é tema de reunião


24/04/2019 às 17h59

Aconteceu, na noite da última terça-feira, 23, na sede da Associação de Moradores de Passagem de Mariana, uma reunião entre vereadores e a população, com participação de representantes do Executivo, do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) e da Transcotta. O encontro atendeu ao Requerimento nº 25/2019 do vereador Juliano Duarte (PPS), assinado conjuntamente por Cristiano Vilas Boas (PT) e Ronaldo Bento (PSB) e teve como principal objetivo debater o cancelamento de algumas linhas por parte da empresa.

Juliano Duarte fez questão de ressaltar que a empresa não atende aos usuários de forma eficaz e reforçou a importância do debate promovido pelo Legislativo. “A Transcotta não desempenha sua função social e faz alterações das linhas de forma arbitrária, prejudicando diretamente a população usuária”, garante o edil. Foram canceladas, por parte da concessionária, as linhas Bauxita x Mariana e Mariana x Antônio Pereira. O valor da passagem cobrado aos usuários que utilizam a linha Ouro Preto x Mariana apenas no trecho até o distrito não ser proporcional à fração do percurso também foi tema do debate.

Participaram do encontro cerca de cinquenta moradores, que expressaram suas insatisfações. O principal ponto convergente entre eles foi a alegação de que não houve consulta à população para a interrupção das linhas, prejudicando moradores e colocando em risco a segurança de muitos. Fernanda D’Ângelo, vice-presidente da Associação de Moradores de Passagem de Mariana, afirma que “foram colocados em debate os temas de maior necessidade dos usuários, tendo em vista que temos características próprias devido à distância do centro da cidade. Esperamos que no próximo encontro tenhamos a tomada de decisões concretas e as linhas sejam retomadas”.

Cristiano Vilas Boas pondera que é necessário oferecer alternativas ao transporte tradicional. “O uso de transporte por aplicativos, que inclusive é uma bandeira do nosso mandato e conseguimos o início das atividades de uma empresa, pode ser uma das soluções para enfrentar a má vontade da Transcotta em atender de forma eficiente a população”, afirma o petista.

O representante do DEER/MG, Edilson Salatiel, gerente de fiscalização do órgão, explica que existe diferença de competência entre o DEER/MG e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (SETOP). Enquanto o primeiro fiscaliza as ações da área, cabe à SETOP a regulamentação do sistema interestadual. “O DEER/MG age quando é provocado, por isso a importância das denúncias por parte da população, que podem ser feitas pelo telefone 155 (opção 6)”, esclarece. As denúncias também podem ser realizadas pelo telefone (31) 3069-6601 e via e-mail atendimento@deer.mg.gov.br

O gerente geral da Transcotta, Sérgio Augusto Caetano Silva, afirmou que os pontos apresentados na reunião exigem estudo jurídico e econômico, mas deixou em aberto a possibilidade de consenso. “Estamos fazendo uma mudança de gestão e procedimentos para atender, de imediato, alguns pedidos da população. Até o final da semana faremos um estudo para levantar o número de usuários que moram no distrito para que possamos criar mais agilidade, conforto e responsabilidade social através das linhas”, garantiu.

Foi criada, ao final da reunião, uma comissão de representantes formada pelos moradores Rosilene Pombo, Anderson Ferreira, padre Geraldo Martins, Mara Carvalho, Fernanda D’Ângelo, José Luiz Papa, Aída Anacleto e Marcelo Souza e pelos vereadores presentes, que irão, em data ainda a ser agendada, à Belo Horizonte para apresentar as reclamações e carências do sistema à SETOP.

Fotos/Créditos: Ascom/CMM


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