(31) 9 8933-2498

Peixe seco e salgado é vendido como bacalhau nos supermercados


16/04/2019 às 08h52


O famoso bacalhau Saithe vendido nos supermercados não é bacalhau de verdade. Na verdade se trata de um peixe seco e salgado. As denominações erradas acabam induzindo os consumidores a levar para casa uma fraude.  
 Segundo a legislação brasileira, o bacalhau só pode ser produzido com três espécies de peixe: Gadus mohrua, o verdadeiro bacalhau do Porto, Gadus macrocephalus e o Gadus ogac. 
 

A Proteste, uma associação de consumidores, fez uma análise em 30 marcas de peixes que se dominavam bacalhau e duas não correspondiam a espécie.
 “Vender outro peixe como se fosse bacalhau, como se constatou nas análises, se configura violação à legislação sanitária e ao Código de Defesa do Consumidor. Isso é fraude, e um  crime contra as relações de consumo, pois o consumidor é levado a acreditar que está adquirindo peixe de maior qualidade e valor comercial”, destacou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da associação. 
 

Há outros peixes salgados secos em oferta no mercado brasileiro: Saithe (Pollachius virens), o Ling (Molva molva) e Zarbo (Brosmius brosme) devem ser comercializados como peixe tipo bacalhau salgado seco. 
Tem que pechinchar
 Com o objetivo de auxiliar o consumidor que quer economizar na hora de comprar os ingredientes da torta capixaba, prato típico da Semana Santa, o Procon de Vitória realizou um levantamento de preços que mostrou que vale a pena pesquisar. A diferença entre um mesmo produto pode chegar a 94%.

Aprenda a identificar o verdadeiro bacalhau

•    A forma do peixe: o legítimo bacalhau é largo e permite corte em lombos.
•    O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de “bordado” branco na         extremidade, não é o legítimo.
•    Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha. Fuja dos branquinhos, esses são falsos.
•    A pele: no verdadeiro bacalhau a pele solta com facilidade.
 

Fonte: Folha de Vitória


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.