Revisão de Plano de Resíduos Sólidos terá presença da comunidade


15/04/2019 às 11h52

A Prefeitura Municipal de Mariana, através da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando a segunda revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) da cidade. A iniciativa é um instrumento de planejamento estratégico previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, para um horizonte de 20 anos, que contém diretrizes e ações para uma gestão sustentável.

O programa, que faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TTAC), junto à Fundação Renova, contempla o diagnóstico da situação atual do manejo e gestão de resíduos e proposições para melhorias futuras, considerando desde a geração, a disposição final dos resíduos sólidos municipais, bem como os aspectos técnicos, operacionais, econômicos, socioambientais e de controle social. De acordo com a legislação ambiental brasileira, a revisão do PMGIRS deve ser feita a cada quatro anos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Carneiro, o plano oferece uma segurança de que os processos produtivos serão controlados, minimizando a geração de resíduos na fonte, reduzindo e evitando grandes poluições ambientais e suas consequências para a saúde pública e desequilíbrio da fauna e da flora. “Os trabalhos vão desde a elaboração de um descritivo dos procedimentos, até as etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final, entre outros”, afirma Rodrigo, pontuando que a participação e engajamento de toda comunidade marianense é fundamental para o sucesso e efetividade da revisão do plano.

A fim de gerar conhecimento para todos os que estão envolvidos no processo, audiências públicas e oficinas sobre o tema estão sendo realizadas com a população. Além disso, para acompanhamento e validação do Plano, também foi criado o Comitê Técnico Permanente que conta com técnicos e especialistas dos órgãos e entidades municipais. Em breve, novas ações serão divulgadas em nossos canais de comunicação. Acesse a página da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e fique atento às datas das reuniões. 

-- 
 

 

 

 


Voltar

Confira também: